Academia Brasileira de Cinema promove ‘Trocas Culturais’ com finalistas do Prêmio Grande Otelo

Evento promove quatro debates no YouTube com a participação dos diretores Kleber Mendonça Filho, Carolina Markowicz, Silvio Guindane e Tomás Portella

Copia de Copia de Post Noticias 1 7
Os diretores Carolina Markowicz, Kleber Mendonça Filho e Tomás Portella (Divulgação)

Academia Brasileira de Cinema realiza mais uma edição dos Encontros Trocas Culturais com os finalistas do Prêmio Grande Otelo 2024 nas categorias melhor longa-metragem documentário, melhor longa-metragem ficção, melhor primeira direção de longa-metragem e melhor direção. Serão quatro encontros semanais às quartas-feiras, sempre às 19h, a partir do dia 31 de julho, com diretores e produtores responsáveis pelos filmes indicados na edição deste ano, com transmissão ao vivo pelo canal da Academia no YouTube com apresentação da jornalista e roteirista Melina Dalboni

Para abrir a programação, no dia 31 de julho, a cineasta Lina Chamie recebe os diretores que concorrem a melhor longa-metragem documentário: Kleber Mendonça Filho (Retratos Fantasmas), Ana Rieper (Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina), Pedro Bronz (Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho), Natália Dias e Camilo Cavalcanti (Belchior – Apenas Um Coração Selvagem) e Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay (Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você). A Academia também abre nesta quarta a Votação Popular e lança um vídeo especial narrado por Antonio Pitanga com as produções que concorrem nas categorias que podem ser escolhidas pelo público geral.

Em seguida, no dia 7 de agosto, a conversa será sobre os longas que concorrem na categoria de ficção com os produtores Sérgio de Carvalho (Noites Alienígenas), André Carreira (Mussum, o Filmis), Karen Castanho (Pedágio), Joana Henning e Paula Torres (O Sequestro do Voo 375), Leonardo Edde e Eduardo Albergaria (Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha), com mediação do produtor João Vieira Jr.

No dia 14 de agosto, os diretores e diretoras que concorrem à melhor primeira direção de longa-metragem participam do encontro mediado pela diretora Julia Rezende. Lillah Halla (Levante), Silvio Guindane (Mussum, o Filmis), Natália Dias e Camilo Cavalcanti (Belchior – Apenas Um Coração Selvagem), Nara Normande e Tião (Sem Coração) e Ana Petta e Helena Petta (Quando Falta o Ar) trocam experiências e desafios da estreia na direção.

O encerramento dos Encontros reúne os indicados ao Prêmio Grande Otelo de melhor direção. O cineasta Aly Muritiba media a conversa com Kleber Mendonça Filho (Retratos Fantasmas), Carolina Markowicz (Pedágio), Anita Rocha da Silveira (Medusa), Tomás Portella (Aumenta que é Rock’n’Roll) e Marcus Baldini (O Sequestro do Voo 375).

O Prêmio Grande Otelo 2024 acontece no dia 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A 23ª edição da maior premiação do setor audiovisual nacional conta com a entrega de troféus aos vencedores de 30 categorias, além de uma homenagem ao Cinema Novo. O Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2024 conta com o Apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. O sistema tem o acompanhamento e apuração da PwC Brasil.