Hoje (03) a Academia Brasileira de Cinema divulgou a lista dos filmes candidatos para representar o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional. O longa selecionado será avaliado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e, caso seja aprovado, vai disputar a estatueta na cerimônia do Oscar 2025.
- Leia também: “Ainda Estou Aqui”: Primeiro trailer do novo filme de Walter Salles com Fernanda Torres é divulgado
No total, 12 filmes foram anunciados pela Academia Brasileira de Cinema, dos quais seis serão selecionados e um dentre esses seis será o filme escolhido pela Comissão de Seleção para ser submetido à avaliação da Academia do Oscar. O anúncio do filme escolhido pela Academia Brasileira será no dia 23 deste mês.
Alguns títulos entre os 12 pré-candidatos são considerados favoritos, o principal, talvez, é Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres e Selton Mello e direção de Walter Salles – que já disputou o Oscar de Melhor Filme Internacional em 1999. Ainda Estou Aqui foi ovacionado na sua exibição no Festival de Veneza e, de acordo com o Deadline, Fernanda Torres deveria ser catapultada nessa temporada de premiações por sua atuação como Eunice Paiva.
Os outros candidatos mais fortes são Motel Destino, novo filme de Karim Aïnouz, que teve uma estreia memorável em Cannes, mas uma recepção mista pela crítica, e Cidade; Campo, de Juliana Rojas, que foi selecionado para a o Festival de Berlim em janeiro deste ano.
A pré-lista de indicados ao Oscar sai no final deste ano e os candidatos oficiais serão anunciados no dia 17 de janeiro de 2025. A última vez que o Brasil disputou como Melhor Filme Internacional foi em 1999 com Central do Brasil.
Confira a lista completa:
- A Metade de Nós, de Flávio Botelho
- Ainda Estou Aqui, de Walter Salles
- Cidade Campo, de Juliana Rojas
- Estômago 2 – O Poderoso Chef, de Marcos Jorge
- Levante, de Lillah Halla
- Motel Destino, de Karim Aïnouz
- Ninguém Sai Vivo Daqui, de André Ristum
- O Sequestro do Voo 375, de Marcus Baldini
- Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges
- Sem Coração, de Nara Normande e Tião
- Vermelho Monet, de Halder Gomes
- Votos, de Ângela Patrícia Reiniger