Nesta semana, “brat” foi a palavra que ocupou as telas de todo mundo, além do verde intenso que faz parte da estética do fenômeno. Apesar do sucesso da palavra e os inúmeros memes e interações de grandes marcas, muita gente não sabe a origem do termo e nem quem é a cantora por trás do disco que sai nesta sexta (07)
Charli XCX e a estética do brat
brat é o título do oitavo álbum de estúdio da cantora inglesa Charli XCX, um dos maiores nomes do pop recente que começou na música ainda em 2011 e se manteve por bastante tempo como um figura marcante do pop alternativo. A cantora tem uma parceria de longa data com artistas como A.G. Cook e Sophie, que estão ligados à uma reinvenção da música pop mais excêntrica e experimental.
Já a palavra “brat” pode ser traduzida como “pirralha(o)” ou “mimada(o)”, alguém imaturo e quase superficial, que está ligado ao conceito do disco e uma espécie de persona malcriada e debochada criada pela própria Charli XCX que aparece nos singles do disco, como “Von Dutch” e “360”. O público acolheu a persona criada pela cantora, principalmente pelo humor pós-irônico e até autodepreciativo que envolve a estética do disco, e passou a criar diversos memes que além da palavra “brat” carregavam o tom característico de verde que compõe a capa.
Depois da reprodução massiva das piadas – principalmente dentro do X/ Twitter – o assunto ganhou uma grande proporção e diversas marcas começaram com os posts cômicos relacionados ao disco, como Burger King, Globo e Cartoon Network, por exemplo.
Charli XCX vem ao Brasil no dia 22 de junho para um show em São Paulo em uma turnê que passará também pela América do Norte e Europa.