A multiartista carioca Taslim lançará seu novo livro, A Dáie de Vários Nomes, na Bienal do Livro de São Paulo neste sábado (7), às 14h, no estande da editora Kitembo. O evento de lançamento também ocorrerá no Rio de Janeiro, no dia 28 de setembro, no Mercado Casarão, na Praça da Bandeira, a partir das 15h.
- Leia também: 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo terá campanhas voltadas às bibliotecas escolares antirracistas
Com prefácio assinado pela escritora afrofuturista Lu Ain-Zaila, o livro narra a trajetória de Maisha, uma “dáie” que viaja no tempo e tem como primeira grande missão registrar a pandemia de Covid-19, que ocorreu no ano de 2020, no Rio de Janeiro. A protagonista, que vive no século XXV em um ambiente controlado e desolador, é recrutada para servir ao Reino de Uró no ano de 3800 e, ao longo da história, assume diferentes identidades em cada período temporal que visita. Segundo Taslim, a narrativa é uma fusão de memórias pessoais e ficção.
A autora destaca que o processo de criação do livro está diretamente ligado à sua infância. “Escrever um livro sempre foi um sonho. Não me surpreende que minha criança tenha descoberto isso ainda muito nova. Aos 10 anos, lá estava ela redigindo sua primeira história: O Baú de Todas as Cores. Apesar de não ter sido publicado, costumo dizer que este foi o meu primeiro livro”, afirmou Taslim. “Às vezes sinto ser a mesma coisa. Fato é que a mensagem que ela me deixou foi extremamente necessária para que eu conseguisse escrever essa grande viagem”, concluiu a autora.
Além de escritora, Taslim também é cantora, compositora, roteirista e poeta. Em suas obras, ela busca criar narrativas que coloquem o povo negro e sua cultura como protagonistas, uma proposta que também permeia seu trabalho musical, que explora sonoridades afropop. A artista já lançou um álbum e tem participações em festivais pelo país, além de seu projeto autoral Anastácia Tour, que homenageia mulheres negras.
O livro A Dáie de Vários Nomes já está disponível para compra no site da editora Kitembo.
- Leia também: 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo anuncia datas e convidados nacionais e internacionais
Serviço:
São Paulo
Local: Bienal do Livro de São Paulo – Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, estande da editora Kitembo (H82) – Av. Olavo Fontoura, 1209, Portão 38, Santana, São Paulo – SP
Dia e horário: 07 de setembro, sábado, a partir das 14h
Rio de Janeiro
Local: Mercado Casarão – Rua Barão de Iguatemi, 379, Praça da Bandeira, Rio de Janeiro – RJ
Dia e horário: 28 de setembro, sábado, a partir das 15h