Rádios cariocas no meio do protesto mostraram que a polícia atacou manifestantes
Fim de semana foi de mais protestos. Em Brasília e no Rio de Janeiro, que receberam jogos da Copa das Confederações, a polícia militar agiu com violência, atropelou um manifestante e atingiu com spray de pimenta pessoas que estavam abrigadas em estações de trem – incluindo uma menina de 7 anos. A PM disse que o protesto estava impedindo o acesso dos torcedores aos jogos.
Mas, o que mais chamou atenção no protesto do Rio de Janeiro, que aconteceu no domingo, foram as transmissões das rádios CBN e BandNews, que confirmaram que o protesto era pacífico e que a PM chegou atirando. Os áudios foram postados na web e se viralizaram. Ouça:
Tanto a BandNews quanto a CBN ficaram fora do ar momentos depois dessas transmissões. Segundo usuários no Twitter, houve censura por determinação da Fifa. Corroborou para isso uma gravação da BandNews que dizia: “se você nos houve por dispositivo móvel ou está fora do País, aguarde o retorno da programação. Esse bloqueio ocorre por determinação da Fifa”.
Em seu Twitter, no entanto, a BandNews disse que houve problemas técnicos para o fim da transmissão. Ainda pelas redes sociais, relatos reclamavam da pouca atenção dada pela TV sobre as manifestações.
Alô @canalglobonews nós adoramos Ariano Suassuna, mas o #protestoRJ é mais importante agora, transmita a manifestação!
— Talita (@talitaribeiro) June 16, 2013
Um vídeo que chama bastante atenção postado ontem mostra em vídeo a polícia atacando manifestantes deliberadamente.
Band News FM fora do ar por determinação da FIFA http://t.co/5okC9nRQXa http://t.co/WQx9iP6ccJ
— Alexandre Matias (@trabalhosujo) June 16, 2013