Crítica: La Situación é uma comédia “road movie” que arranca boas risadas, mas não se destaca

O filme estrelado por Natália Lage, Júlia Rabelo e Thati Lopes conta a história de um grupo de amigas que são confundidas com traficantes internacionais de drogas

La Situacion1
Natália Lage, Júlia Rabelo e Thati Lopes interpretam três amigas que embarcam em uma viagem para a Argentina. (Foto: Divulgação).
Crítica: La Situación é uma comédia “road movie” que arranca boas risadas, mas não se destaca
2.5

La Situación
Tomás Portella

Brasil, 2023, 1h25. Distribuição: Star Distributions
Com Natália Lage, Júlia Rabelo e Thati Lopes
Em cartaz nos cinemas

O título em espanhol pode até enganar, mas La Situación é, na verdade, a nova comédia brasileira que acaba de chegar aos cinemas. Sob a direção de Tomás Portella, o longa é um road movie que acompanha a jornada caótica e divertida de três amigas (Natália Lage, Júlia Rabelo e Thati Lopes) em uma viagem rumo à Argentina.

Infeliz com o emprego, a protagonista Ana, interpretada por Lage, é pega de surpresa pela notícia de que tem direito a uma herança deixada pela avó argentina e logo se vê empolgada com essa repentina reviravolta na vida. Decidida a viajar ao país vizinho atrás do que é seu, ela arrasta consigo Yovanka (Lopes), uma prima excêntrica e viciada em remédios, e a amiga Letícia (Rabelo), uma mãe e esposa sobrecarregada que enxerga na viagem uma oportunidade de férias.

O problema é que tudo vira uma grande confusão quando elas são confundidas com traficantes internacionais de drogas. Presas nessa enrascada, as três têm que encarar vários perrengues e confusões já que todos os planos iniciais vão por água abaixo.

La Situacion2
O trio de protagonistas se envolve, sem saber, com traficantes locais. (Foto: Divulgação).

No melhor estilo de comédia besteirol, o filme cumpre o papel de entreter e divertir, sem ir além disso. Mas, em alguns momentos, ainda resta a sensação de que o humor lançado poderia ser mais inteligente. Na verdade, boa parte das risadas só são proporcionadas graças ao ótimo entrosamento e interpretação do trio de atrizes veteranas que, definitivamente, sabem como fazer rir.

Enquanto isso, o roteiro, na ânsia por surpresas e reviravoltas, segue um caminho um tanto caótico e, em certa altura do longa, as situações nas quais as personagens se metem aparentam ser encaixadas na história a qualquer custo. Sem grandes destaques, é um trabalho que, de toda forma, consegue entregar o que propõe.

Embora não se diferencie do que já vem sendo feito dentro do gênero, La Situación é ainda assim uma boa opção para quem vai ao cinema em busca de uma comédia leve e descontraída. Vale a pena conferir.