O prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura elegeu como vencedores quatro escritores pernambucanos, representantes das quatro regiões do Estado. Thiago Medeiros, com a obra “Salas brancas com cheiro de éter não me permitem sentir cheiro de gente” (Agreste); Philippe Wollney, com “O livro dos sussurros” (Zona da Mata); José Juva, com “Da boca pra fora” (Região Metropolitana); e o grande vencedor, Luís Osete Ribeiro Carvalho, com “Maracujá Interrompida” (Sertão). Assim como na 7ª edição, os quatro títulos vencedores deste são de poesia.
Ao total, 109 obras foram submetidas ao prêmio e analisadas pelo júri, composto por indicados da Secretaria de Cultura de Pernambuco e pelo Conselho Editorial da Cepe, que além de eleger os livros vencedores, também é responsável por publicar os títulos. Os três premiados recebem R$18,000 como prêmio e o grande vencedor recebe R$36,000
Luís Osete Ribeiro é graduado em jornalismo e psicologia. Exerce, desde 2012, o cargo de Jornalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Atualmente, está cursando doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Philippe Wollney é um poeta contemporâneo brasileiro, nascido na cidade de Goiana. Tem poemas publicados em antologias como Antologia Poética Goiana Revisitada (Silêncio Interrompido, 2012) e Cem Poetas Sem Livros (2009), assim como na revista Musa Rara. Participou este ano do Festival Internacional de Poesia do Recife. Publica trabalhos ainda pelo selo Porta Aberta.
José Juva é poeta, ensaísta, jornalista, mestre e doutor em Teoria da Literatura. Publicou os livros: Deixe a visão chegar: a poética xamânica de Roberto Piva (2012), Vupa (2013), Breve Breu – escritos sobre literatura e cinema (2014) e Watsu (2016).Thiago Medeiros é pernambucano de Caruaru. Escritor e agitador cultural. Idealizador do Encontro Literário Letras em Barro e da oficina Levante Literário. Publicou o livro de contos Claro é o mundo à minha volta, Editora Patuá. Organizou a antologia Nós que aqui estamos Nordeste, pela editora caruaruense Arrelique.