52º Festival de Gramado começa em clima de recuperação após tragédia no RS

Evento traz competições, homenagens e maior interatividade

Copia de Imagem post padrao 1 4
Foto: Reprodução/Twitter (X).

O 52º Festival de Cinema de Gramado teve início na noite desta sexta-feira (9), marcando o primeiro grande evento realizado no Rio Grande do Sul após as intensas chuvas que devastaram o estado entre o final de abril e início de junho. Embora Gramado, localizada na região serrana, tenha sofrido com deslizamentos e impactos na infraestrutura turística, a cidade conseguiu se preparar para receber o tradicional evento.

A cerimônia de abertura foi realizada na Sociedade Recreio Gramadense e contou com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do maestro convidado Júlio César Wagner.

A orquestra emocionou o público com trilhas sonoras de filmes icônicos, como O Último dos Moicanos e Caça-Fantasmas, além de homenagens aos 30 anos da morte de Ayrton Senna e aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. O filme de abertura, Motel Destino, do cineasta Karim Aïnouz, foi exibido em sessão hors concours.

Neste sábado (10), o festival inicia suas mostras competitivas, onde diversos filmes brasileiros disputam o cobiçado troféu Kikito. Entre os destaques estão Barba Ensopada de Sangue, de Aly Muritiba; Cidade; Campo, de Juliana Rojas; Estômago 2: O Poderoso Chef, de Marcos Jorge; Filhos do Mangue, de Eliane Caffé; O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaert; Oeste Outra Vez, de Erico Rassi e Pasárgada, por Dira Paes em sua estreia na direção.

Uma das grandes novidades desta edição é a maior interatividade com o público. Dois telões foram instalados para conectar o tapete vermelho ao palco do Palácio dos Festivais, permitindo que os espectadores acompanhem, em tempo real, todas as movimentações dentro e fora da sala de cinema.

O festival também prestará homenagens a nomes importantes do cinema. Matheus Nachtergaele receberá o troféu Oscarito, Jorge Furtado será agraciado com o troféu Eduardo Abelin, Mariëtte Rissenbeek receberá o Kikito de Cristal, e Vera Fischer será homenageada com o troféu Cidade de Gramado.

Paralelamente às exibições, ocorre o Conexões Gramado Film Market, um espaço dedicado ao mercado audiovisual. O evento conta com painéis, capacitações e rodadas de negócios, abordando temas como produções bilíngues, realidade virtual, inteligência artificial e coproduções internacionais. A Ancine também participará com discussões sobre as perspectivas para o cinema brasileiro.

A programação do festival segue até o dia 17 de agosto, com diversas mostras e eventos paralelos, incluindo sessões de cinema acessível, infantil, e exibições especiais nos bairros de Gramado. O último dia do evento contará com a exibição de Virgínia e Adelaide, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado, antes da cerimônia de encerramento.