32º Festival de Cinema de Vitória exibe cinco produções pernambucanas

Distribuidos entre diferentes mostras, todas as produções concorrem ao Troféu Vitória, o prêmio do festival

Copia de Copia de Post Noticias 53
“Queimando por Dentro”, de Matheus Farias e Enock Carvalho, participa da 15ª Mostra Quatro Estações (Divulgação)

O 32º Festival de Cinema de Vitória começa neste sábado, 19 de julho, e segue até o dia 24, no Sesc Glória, com entrada gratuita. Reconhecido como o maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o festival transforma a capital capixaba na casa do cinema brasileiro e exibirá 106 produções nacionais. Cinco obras pernambucanas foram selecionadas para esta edição, entre quatro curtas-metragens e um videoclipe.

No domingo (20), três curtas pernambucanos ocupam a programação. Às 14h, o filme de ficção Queimando por Dentro, de Matheus Farias e Enock Carvalho, será exibido na Sala Marien Calixte, dentro da 15ª Mostra Quatro Estações. Em seguida, às 16h, o documentário Mar de Dentro, de Lia Letícia, será apresentado na mesma sala como parte da 10ª Mostra Cinema e Negritude. No mesmo horário, na Sala Cariê Lindenberg, dois curtas de ficção dividem a sessão da 7ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico: Festa Infinita, de Ander Beça, e Lança Foguete, de William Oliveira.

Fechando a participação de Pernambuco, o videoclipe “Me Enganar”, dirigido de GOMES e Pietra Couto, será exibido na quinta-feira (24), às 14h, na Sala Marien Calixte, como parte do Programa 2 da 9ª Mostra Nacional de Videoclipes.

Para Lucia Caus, diretora do 32º Festival de Cinema de Vitória, as obras selecionadas fomentam a grandiosidade da produção audiovisual brasileira. “Os filmes que compõem a edição deste ano do FCV, nos entregam olhares distintos da cultura brasileira. Nossa curadoria escolheu uma seleção especial entre os milhares de incríveis filmes que recebemos na inscrição, o que mostra o potencial criativo dos realizadores brasileiros. O público vai poder assistir gratuitamente longas, curtas, videoclipes, com diferentes narrativas que prometem encantar pessoas de diversas idades”. 

Todas as produções concorrem ao Troféu Vitória, símbolo do evento. A escolha dos vencedores é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro, além do Troféu Vitória de Melhor Filme, pelo Júri Popular, em todas as mostras competitivas. As produções selecionadas para a 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas também concorrem ao Prêmio Canal Brasil de Curtas.