Janeiro chega ao fim esta semana, encerrando também a maratona cênica. De hoje (29) até a próxima quarta-feira (31), a 30ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco apresenta suas derradeiras atrações, espalhando pelo Recife cinco espetáculos de dança, circo e teatro adulto. A programação está completa no site e os ingressos disponíveis no Sympla.
Entre os destaques da despedida, está Zenaide Bezerra – Um Espetáculo para Eternizar, uma celebração à passista que há décadas se dedica a perpetuar o legado do frevo para as próximas gerações – e umas das homenageadas desta edição do JGE. Declarada Patrimônio Vivo do Recife, Zenaide, filha do também passista Egídio Bezerra, terá sua trajetória dançada no Teatro Apolo, na próxima quarta-feira (31), quando bailarinos que ela ajudou a formar apresentarão a riqueza da cultura popular nordestina através do coco, xaxado e frevo, culminando com a coroação de Zenaide como Rainha do Passo.
Também na quarta-feira, será encenada a peça Terceira Margem, da companhia Teatro Munganga, de Amsterdã, uma parceria Brasil/Holanda, no palco do Teatro Marco Camarotti. A montagem estabelece um diálogo com o conto A Terceira Margem do Rio, do escritor João Guimarães Rosa. Após retornar à região de sua infância, o ator Carlos Lagoeiro refez, 41 anos depois, uma jornada pelo rio São Francisco, relembrando uma viagem feita aos 6 anos de idade. Coletou objetos e histórias ligadas ao território de sua infância e, com Beto Lima, artista plástico e diretor artístico da Cia Pia Fraus, montou a encenação.
O espetáculo pernambucano Um Minuto para Dizer que Te Amo, do Matraca Grupo de Teatro, será apresentado no Teatro de Santa Isabel, na quarta-feira, em roteiro que, com narrativas sensíveis, explora a complexidade das relações familiares, abordando o impacto do Alzheimer na vida dos envolvidos.
Completam a agenda da última semana do Janeiro os espetáculos circenses Mary em Virtual Mood: Palhaçaria entre Telas, que será apresentado no YouTube hoje (29), a partir das 20h; e Cabaré Janeiro de Palhaças, show de variedades da Cia Animèe, que demarca o espaço feminino na palhaçaria, reunindo dez palhaças em números inéditos, plurais e interativos, no Teatro Hermilo Borba Filho.
Prêmio Copergrás
O último ato do festival será o aguardado e importante compromisso do evento com os públicos e fazedores de cultura. O Prêmio Copergás Janeiro de Grandes Espetáculos contemplará 25 profissionais, sendo cinco destaques em cinco categorias: Teatro Adulto, Teatro Infantil, Dança, Circo e Música. O evento será no dia 6 de fevereiro, no Frege, no Recife Antigo. Apresentada por José Brito e Brenda Lígia, a premiação será marcada ainda pela entrega de menções honrosas a cinco importantes artistas e fomentadores culturais da cidade: o jornalista, ator, diretor, dramaturgo e produtor Manoel Constantino, por seus 50 anos dedicados ao teatro; a Cia Fiandeiros de Teatro, pelos 20 anos de tantas histórias e aplausos; Mônica Lira, do Grupo Experimental, pelas três décadas em movimento com a dança; Grupo Cênico Calabouço, pelos seus 30 anos de atuação; e Ivonete Melo (in memorian), pela profissionalização da arte como mercado de trabalho pleno em oportunidades e dignidades.
SERVIÇO
30º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco
De 9 a 31 de janeiro de 2024
Programação e informações no site
Ingressos no Sympla