2º Festival dos Saberes da Cultura Popular celebra os mestres da Zona da Mata

Festa acontecerá nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro em Glória do Goitá, em formato híbrido, com artistas da cultura popular convidados

Copia de Copia de Post Noticias 13
(Foto: Ângelo Azuous/ Divulgação)

Buscando valorizar e fortalecer a identidade cultural pernambucana, o 2º Festival dos Saberes da Cultura Popular acontecerá nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro em Glória do Goitá, em formato híbrido com artistas da cultura popular convidados. O festival tem incentivo da Lei Paulo Gustavo.

Este ano, a edição homenageará José Evangelista de Carvalho, conhecido como mestre Zé de Bibi, um dos grandes nomes da cultura popular pernambucana. Com mais de 80 anos de idade e mais de 70 anos de brincadeira, ele se destacou no Cavalo Marinho, fundando o grupo Tira-Teima em 1961, além de manter um Museu do Cavalo-Marinho e uma biblioteca comunitária em sua propriedade na zona rural da cidade. Por sua trajetória, recebeu em 2019 o título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.

Em 2021, na primeira edição o festival foi transmitido pelo canal Quitérias Produtora no YouTube e realizado no Glória Country Club, em meio ao período pandêmico. Idealizado por Cida Lopes, mestra mamulengueira e produtora cultural, o evento nasceu com o objetivo ampliar a visibilidade dos artistas da cultura popular da Zona da Mata pernambucana.

festival dos saberes foto Angelo Azuous

“O festival nasceu do sentimento de como artista da cultura popular ver os mestres e suas brincadeiras sendo celebradas como eles merecem, são eles os protagonistas, esse palco, esse terreiro do Festival é para celebrá-los.”, explicou Cida.

A festa conta com dois polos: um com atrações voltadas para o público em geral e outro focado no infantil, que será uma novidade desta edição, promovendo apresentações e oficinas para crianças de 7 a 12 anos.

Serão 10 atrações e uma oficina, reunindo brincantes de diversas localidades da Bacia do Goitá e Pernambuco. A programação inclui apresentações de Maracatu, Mamulengo, Coco de Roda e Ciranda, além do tradicional Cavalo Marinho Tira-Teima, comandado pelo homenageado da edição.

SERVIÇO:

2º Festival dos Saberes da Cultura Popular
Centro Cultural Mestre Zé Lopes (Avenida Rui Barbosa, Centro de Glória do Goitá)
Dias 22 e 23 de fevereiro
A partir das 17 horas
No canal do YouTube: https://www.youtube.com/c/quiteriasprodutora