Encontro Pernambucano de Coco celebra o ritmo e apresenta novos grupos da cena pernambucana  

Festival acontece do dia 28 de maio ao dia 01 de junho no Cabo de Santo Agostinho

Copia de Post Noticias Padrao 80
(Foto: Marcos Moraes/ Divulgação)

Nos dias 28, 29 e 31 de maio e no dia 1 de junho, o município do Cabo de Santo Agostinho, será palco do 24º Encontro Pernambucano de Coco, evento pioneiro de celebração e difusão do ritmo em Pernambuco e no país. O Festival, que já é tradição no calendário da cidade desde 1998, se renova e busca trazer novidades a cada ano.

Para esta edição, a programação está repaginada e contará com atividades formativas com roda de diálogo e aula espetáculo, artes visuais com exposição fotográfica e vídeo-arte, além de uma grade com 10 atrações culturais, sendo as duas principais de cada noite formada por grupos já renomados que são Coco de Pontezinha (2008), e o Mestres do Coco Pernambucano (2010).

A 24ª edição é gratuita e aberta ao público em geral. A produção executiva é assinada pelo Centro Cultural Farol da Vila através do incentivo da Lei Paulo Gustavo.

WhatsApp Image 2024 05 04 at 07.49.01
(Foto: Marcos Moraes/ Divulgação)

As atividades serão divididas entre o Palácio da Cultura, no centro do Cabo, nos dias 28 e 29 maio, e o Palanque do Coco, em Pontezinha, nos dias 31 e 1 de junho. Das 10 atrações culturais participantes, duas são grupos já consagrados, e esses tem como missão principal transmitir e repassar experiência e legado aos artistas da nova geração. Os outros oito grupos foram escolhidos através de uma curadoria prévia feita pela organização do Festival que priorizou tempo de até 4 anos de formação artística.  

De acordo com o produtor executivo do 24º Encontro Pernambucano de Coco, Marcos Moraes, que dirige o Centro Cultural Farol da Vila, “a edição 2024 foi pensada para incluir democraticamente novos nomes do Coco de Pernambuco no palco, antes ocupado pelos grandes e memoráveis mestres da cena contemporânea do Coco de Roda. É a vez dos que estão chegando, e a renovação é saudável e necessária, precisamos difundir, fortalecer, e valorizar este movimento. São eles que vão herdar o que os grandes mestres construíram, ontem e hoje”, ressalta.

WhatsApp Image 2024 05 04 at 07.49.07
(Foto: Marcos Moraes/ Divulgação)

No dia 28 de maio as atividades formativas são voltadas para crianças e jovens das escolas públicas municipais e serão realizadas a partir das 10hs, em frente ao Palácio da Cultura, no Centro. Depois às 14hs, haverá roda de diálogo e às 18hs exibição de vídeo. No dia 29, às 10h, segue com exposição de fotos e às 14hs haverá uma aula-espetáculo. Às 18hs a programação se encerra com exibição de vídeo.  

No dia 31 de maio e 1 de junho, a partir das 19hs, será a vez da programação cultural com shows artísticos. Na sexta, sobem ao Palanque do Coco, em Pontezinha, os grupos Cocos das Minas (Igarassu), Una e Coco do Farol (Olinda), Coco Fulô da Mata (Recife), Jardel Giria (Cabo) e Coco de Pontezinha encerra a noite. No sábado, a programação será aberta pelo Coco de Jaguarana (Paulista), seguida pelo Coco Raízes (Igarassu), Coco de Seu Vira (Olinda), Canário do Império (Chã de Alegria) e o Mestres do Coco Pernambucano fechando as atividades do Festival.

24º Encontro Pernambucano de Coco

Dia 28/5, no Palácio da Cultura – no Centro do Cabo de Santo Agostinho
10h – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
14h – RODA DE DIÁLOGO
18H – EXIBIÇÃO DE FILME

No dia 29/5, no Palácio da Cultura – no Centro do Cabo de Santo Agostinho
10h – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
14h – AULA ESPETÁCULO
18H – EXIBIÇÃO DE FILME

No dia 31/05 – no Palanque do Coco, em Pontezinha
Das 19h às 23hs – shows culturais dos grupos: Cocos das Minas (Igarassu), Una e Coco do Farol (Olinda), Coco Fulô da Mata (Recife), Jardel Giria (Cabo) e Coco de Pontezinha.  

No dia 01/06 no Palanque do Coco, em Pontezinha
Das 19h às 23hs – shows culturais dos grupos: Coco de Jaguarana (Paulista), seguida pelo Coco Raízes (Igarassu), Coco de Seu Vira (Olinda), Canário do Império (Chã de Alegria) e o Mestres do Coco Pernambucano