Um evento em São Paulo vai comemorar os 20 anos do movimento mangue beat, que renovou a cena pop brasileira nos anos 1990 e gerou nomes como Nação Zumbi e Mundo Livre S/A. Será no Centro Cultural do Banco do Brasil no dias 11 e 12 de outubro, na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo.
Batizado de Festival CCBB Caranguejando – 20 anos de Mangue Beat, o evento vai reunir artistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Entre as atrações estão Curumin, Mundo Livre S/A, Isca de Polícia, Mombojó e o cantor Serjão Loroza. Os shows começam às 14h, com entrada gratuita.
O mangue beat foi um fenômeno de mídia e se caracterizou pela ousadia estética que misturou a cultura tradicional com elementos do pop como heavy metal, música eletrônica e até samba. Trouxe ainda elementos da literatura cyberpunk de William Gibson, autor de Neuromancer e até histórias em quadrinhos. Hoje, os principais nomes ainda seguem na ativa e evoluíram em sua sonoridade. É o caso de Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Devotos e outros mais recentes, que se beneficiaram do movimento sem, de fato, fazer parte de sua gênese, como o Mombojó.
Veja a programação:
Sábado, dia 11
Isca de Polícia convida Serjão Loroza
Mundo Livre S/A convida Pedro Luís
Domingo, dia 12
Paraphernália convida Ellen Oléria
Mombojó convida Curumin
Festival CCBB Caranguejando – 20 anos de Mangue Beat
sábado, 11 de outubro, às 14h
domingo, 12 de outubro, às 14h
Praça do Patriarca – Centro de São Paulo
Entrada gratuita