Fortaleza receberá, entre os dias 22 e 29 de agosto, a 19ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, que exibirá 61 filmes de 14 países no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A programação, com entrada gratuita, inclui mostras competitivas e paralelas, shows, espetáculos teatrais, oficinas e lançamentos de livros.
- Leia também: Légua Tirana Tour percorre o Brasil com intérpretes de Luiz Gonzaga para promover novo filme sobre o rei do baião
Ao todo, sete longas e 22 curtas disputam o Troféu Elke Maravilha em nove categorias, além do Prêmio da Crítica. Entre os longas brasileiros estão Apenas Coisas Boas, de Daniel Nolasco (GO); Nem Toda História de Amor Acaba em Morte, de Bruno Costa (PR); Salomé, de André Antônio (PE); As Primeiras, de Adriana Yañez (SP); e Explode São Paulo, Gil, de Maria Clara Escobar (SP). Também competem o colombiano Brigitte’s Planet B e o holandês Me Chame de Agnes.
As mostras paralelas somam 32 produções. A Mostra Cearense reúne 13 títulos locais, enquanto a Feminino Plural apresenta nove filmes dirigidos por mulheres. “O objetivo desta Mostra é visibilizar a produção de cineastas mulheres. Não há recorte temático, o critério é que sejam filmes dirigidos por mulheres. Mulheres cis, mulheres trans, travestis, héteros, lésbicas”, afirma a diretora do festival, Verônica Guedes.

A Mostra Duplo Orgulho destaca obras produzidas por e sobre pessoas LGBTI+ de comunidades tradicionais, e a de Filmes Convidados traz estreias como Carlinha e André, de Ricky Mastro, e Secundária, de Amanda Pontes e Michelline Helena. “São escolhas nossas, ainda que também consideremos sugestões dos curadores oficiais”, explica Verônica. “Já a Mostra Cearense é a nossa ‘reserva de mercado’, porque a gente coloca bons filmes cearenses que não entraram na competição, mas têm qualidade de exibição”.
Entre as atrações musicais, estão o espetáculo de abertura Estranho seria se eu não me apaixonasse por você (22), o Forró Drag (23), a festa Patuscada (24), show de Verónica Valenttino (27) e a apresentação de Camaleoa no encerramento (29), todos às 22h na Arena do Dragão.
O evento também promoverá lançamentos de livros, como “Atiraste uma Pedra – Memórias”, de Fabio Lima Nobre e Paulo Vianna Jr., e “Ace da Liberdade”, de Tiziane Machado.
Reconhecido nacionalmente, o For Rainbow é considerado um dos principais espaços de difusão e debate sobre diversidade sexual e de gênero no Brasil.


