O 16º Festival Internacional do Documentário Musical, In-Edit Brasil, revelou sua programação internacional, apresentando uma seleção de 20 títulos inéditos que exploram os bastidores e as histórias por trás de importantes nomes da música mundial. Com datas marcadas de 12 a 23 de junho em São Paulo, o evento oferece também uma programação online para todo o Brasil, seguido por exibições em outras cidades do país.
Entre as obras selecionadas, estão documentários sobre ícones da música como Carlos Santana, Cyndi Lauper, Barbara Dane, Paul Simon e Joan Baez. O festival também traz obras dedicadas a figuras influentes como Karen Carpenter, Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala das bandas The Mars Volta e At the Drive-In, e o produtor J Dilla.
Um dos filmes em destaque é Peter Doherty: Stranger In My Own Skin, vencedor do In-Edit Barcelona 2023, que oferece um retrato íntimo da jornada musical de Peter Doherty. Além disso, o documentário Karen Carpenter: Starving for Perfection revela a trágica luta da cantora e baterista Karen Carpenter contra distúrbios alimentares.
A seleção internacional abrange uma variedade de estilos musicais e narrativas, desde a história caótica da banda pós-punk australiana The Birthday Party até a jornada musical da banda sul-africana Die Antwoord.
O In-Edit Brasil, que nasceu em Barcelona em 2003 e chegou ao Brasil em 2009, tem como objetivo principal promover a produção e a disseminação de documentários que tenham a música como elemento central.
Patrocinado pela Colombo Agroindústria e Açúcar Caravelas, Itaú Unibanco e Spcine, em parceria com a Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca, o festival é realizado pela In Brasil Produção Cultural, Sesc São Paulo, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura, Governo Federal.
O festival oferece não apenas exibições de filmes, mas também shows, debates e masterclasses, além de uma seleção de produções nacionais.
Confira a lista completa com os documentários internacionais no site oficial do In-Edit Brasil.