14º Festival Virtuosi Gravatá celebra música clássica e homenageia Ana Lúcia Altino

Com acesso gratuito, programação celebrará os 80 anos da pianista com apresentações de instrumentistas do Brasil e exterior

Copia de Imagem post padrao 1 15
Foto: Hannah Carvalho/Divulgação.

A cidade de Gravatá receberá a 14ª edição do Festival Virtuosi, evento brasileiro de música erudita. O evento, que acontecerá de 30 de julho a 3 de agosto na Igreja Matriz de Sant’Ana, oferecerá cinco concertos gratuitos sempre às 19h30, e contará com o patrocínio da Prefeitura de Gravatá.

Este ano, o Virtuosi celebra os 80 anos da pianista pernambucana Ana Lúcia Altino, fundadora e diretora musical do festival. Reconhecida por sua contribuição ao ressurgimento do movimento musical na Paraíba e pela criação da Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste, Ana Lúcia será homenageada com um concerto especial que reunirá, pela primeira vez, 17 membros de sua família, incluindo filhos, netos, nora e genro, todos músicos de carreira internacional.

“Continuo trabalhando, produzindo e, melhor ainda, voltei a tocar há dois anos, depois de uns dez parada. Sinto que é um presente viver bem, fazendo o que eu quero e o que eu posso, criando rodeada daqueles que mais amo, minha família, filhos e netos. Só lamento muito a tristeza de não compartilhar toda essa alegria com Rafael (o maestro Rafael Garcia, falecido em 2021, fundador do Virtuosi com Ana Lúcia). Ele teria cumprido os 80 anos em maio, este ano também, e estaríamos certamente agora comemorando juntos”, diz Ana Lúcia. 

“Vamos estar quase a família completa. Dos 27 integrantes, teremos 17. Nossa grande festa será fazendo o que gostamos: música. Essa é minha alegria, meu orgulho”, completa.

A programação do festival começará no dia 30 de julho com uma interpretação das Quatro Estações de Vivaldi e Piazzolla pelo violista Rafaell Altino e pelo violoncelista Leonardo Altino, acompanhados pela Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência de Nilson Galvão. No dia 31, o pianista gravataense Luis Felipe Oliveira apresentará obras de Chopin e Liszt.

Em 1º de agosto, o violonista eslovaco Adam Marec tocará peças de compositores eslavos e concluirá com História do Tango de Piazzolla, com participação especial de Rafaell Altino. No dia 2 de agosto, a música de câmara será protagonizada por membros da Família Garcia Altino e Adam Marec, com um repertório diversificado incluindo obras de Garth Knox, Clara Schumann, Fauré, Cassadó e Paganini.

O festival se encerrará no dia 3 de agosto com a celebração dos 80 anos de Ana Lúcia Altino, que incluirá a peça Ana 80 composta especialmente por Marcílio Onofre, além de Pequenos Gestos para Ana Lúcia, Rafael, Rafaell e Leonardo, presente da pianista Marisa Rezende.

Confira a programação completa:

30/07 (terça-feira): Orquestra Jovem de Pernambuco, Rafaell Altino (viola), Leonardo Altino (cello), regência de Nilson Galvão;
31/07 (quarta-feira): Recital de piano com Luis Felipe de Oliveira;
01/08 (quinta-feira): Recital de violão com Adam Marec, participação de Rafaell Altino (viola);
02/08 (sexta-feira): Música de câmara com Soh-Hyun Park Altino (violino), Ana Lúcia Altino (piano), Rafaell Altino (viola), Leonardo Altino (cello) e Adam Marec (violão);
03/08 (sábado): Celebração dos 80 anos de Ana Lúcia Altino com a Família Garcia Altino.

Serviço:
14º Festival Virtuosi Gravatá
Data: 30 de julho a 3 de agosto
Horário: 19h30
Local: Igreja Matriz de Sant’Ana – Rua Rui Barbosa, Centro de Gravatá
Entrada: Gratuita