Itaú Cultural reestreia a Banca de Quadrinistas; agora no Bulevar do Rádio

Com o tema "Ocupação", essa edição recebe as autoras Ju Loyola, Marília Marz e Talessak e os autores Manu Maltez, Marcelo Saravá e Mário César

Copia de Post Noticias Padrao 62 6
Capa de "O Diabo Era Mais Embaixo" de Manu Maltez (Divulgação)

O Itaú Cultural dá início, no próximo domingo (26) às 11h, ao novo formato da Banca de Quadrinistas, programação antes realizada em sua sede e que agora passa a ser realizada ao ar livre, no Bulevar do Rádio, sempre no último domingo do mês. Com a proposta de estreitar o contato do público com autores de quadrinhos – em especial, os da cena independente –, a atividade reúne, a cada edição, artistas para exporem e venderem seus trabalhos, e que estarão presentes para conversas espontâneas com os visitantes sobre o universo das HQs.

Tema frequente nas ações do Itaú Cultural – como na série “Ocupação”, que já homenageou os quadrinistas Angeli (2012), Laerte (2014) e Glauco (2016), sendo as três mostras vencedoras do Troféu HQMIX na categoria Exposição –, os quadrinhos ganharam esta programação própria, em 2015. De lá para cá, já foram realizadas quatro edições presenciais e duas on-line da Banca dos Quadrinistas.

Reestreia

Seis artistas, com trajetórias sedimentadas, participam desta primeira edição de 2024: Ju Loyola, Manu Maltez, Marcelo Saravá, Marília Marz, Mário César e Talessak.

Quadrinista e ilustradora surda, Ju Loyola trabalhou como animadora em Amor & fúria, animação dirigida por Luiz Bolognesi, e como designer de personagem no curta-metragem de animação Chapeuzinho Vermelho (estúdio Eleven Dragons, para a Globoplay). Há nove anos vem participando do concurso Silent Manga Audition, realizado pela editora japonesa Coamix, voltado quadrinhos sem diálogos, no qual já recebeu menção honrosa pela obra Heart of the true friend.

A ilustradora e quadrinista Marília Marz, também chargista do jornal Folha de S.Paulo, é autora do quadrinho Indivisível, indicado ao Troféu HQMIX em 2020. Ela também assina Em ti me vejo, em parceria com a roteirista Regiane Braz, e Pra onde vamos, pai?, obra realizada para o programa IMS Convida, do Instituto Moreira Salles.

Outra participação feminina é de Talessak, artista visual, quadrinista e especialista em animação clássica. O seu primeiro desenho animado independente, Yayá, integra o acervo da Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC/USP). Ela é autora, ainda, entre outras publicações, dos prestigiados quadrinhos MemoriesCinco vermelhosDeimos e PhobosIra dos ventosCaminhos da brumaSobre trilhos, HQ com roteiro de Ricardo Tayra, premiada com o 3º lugar no Japan International Manga Award 2022.

Três quadrinistas também participam desta estreia. Um deles é o cartunista, ilustrador e designer gráfico Mário César, cocriador e um dos organizadores da Poc con – feira LGBTQIAPN+ de quadrinhos e artes gráficas. Além de trabalhos como chargista do UOL Notícias e do site Socialista Morena, é autor do quadrinho Bendita cura, vencedor de três Troféu HQMIX e finalista dos prêmios Jabuti e Mix Literário, entre outros.

Marcelo Saravá, autor de Meta – Depto. de Crimes Metalinguísticos, projeto contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural e vencedor do Prêmio Jabuti de 2021 na categoria Histórias em Quadrinhos. Criador, entre outros, de Aos cuidados de Rafaela, Saravá começou a sua trajetória fazendo tiras sem desenhos, que foram reunidas na revista independente 1.000 Palavras.

O grupo de convidados do primeiro domingo da Banca de Quadrinistas no Bulevar do Rádio fecha com Manu Maltez, artista plástico, quadrinista, compositor, músico, cineasta e escritor. Com uma atuação bastante diversificada, publicou diversos livros de textos e desenhos que misturam o universo das HQ com as artes plásticas e a poesia, como O corvo (vencedor do Prêmio Jabuti e do Prêmio FNLIJ 2011) e Desequilibristas (vencedor do Prêmio FNLIJ 2015). É autor, ainda, dos trípticos – obras que reúnem disco, livro e filme no mesmo projeto – O diabo era mais embaixo e O rabequeiro maneta e a fúria da natureza, sendo este último, contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural.

Chamamento

Para as próximas edições da Banca de Quadrinistas, o Itaú Cultural abrirá um chamamento com a proposta de selecionar até seis participantes por mês. As inscrições para a participação nas bancas de junho a novembro estarão abertas de 27 a 29 de maio e devem ser feitas no site do Itaú Cultural. Os selecionados serão divulgados no dia 10 de cada mês.

No ato da inscrição, o artista ou coletivo deverá indicar as datas que poderá participar da programação. Todas as datas poderão ser indicadas pelos candidatos, que, no entanto, só poderão ser selecionados para apenas uma delas.

Para validar a inscrição, os interessados devem enviar, obrigatoriamente, na íntegra, o conteúdo que será exposto na Banca. Este conteúdo deverá ser previamente classificado pelo autor, de acordo com os parâmetros dos manuais de classificação indicativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os selecionados receberão um cachê de R$ 1 mil brutos. Os custos de transporte e hospedagem ficarão a cargo dos artistas ou coletivos que participarão.

SERVIÇO

Banca de Quadrinistas – MAIO

Com Ju Loyola, Manu Maltez, Marcelo Saravá, Marília Marz, Mário César e Talessak

Dia 26 de maio (domingo), das 11h às 16h

No Bulevar do Rádio (Rua Leôncio de Carvalho, s/n, Paraíso. São Paulo/SP – entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista)
Duração: 300 minutos
Capacidade: Livre
Consulte a classificação indicativa
Gratuito

Chamamento – Banca dos Quadrinistas de junho a novembro:

Inscrições de 27 a 29 de maio (segunda-feira a quarta-feira) pelo link
Os selecionados serão divulgados no dia 10 de cada mês, no site do Itaú Cultural