Agenda Cultural do Recife com segunda semana do Festival Palco Giratório, exposição do Grupo Vivencial e mais

programação da semana ainda traz espetáculo "Rinocerontes", musical sobre Belchior, Sessão Chama Curtas e exposição no MEPE

Copia de Post Noticias Padrao 71 3
(Foto: Divulgação)

Essa semana, o Teatro ganha força na programação. Com a segunda semana do Festival Palco Giratório, espetáculos locais e nacionais se espalham pelo Centro e pela zona Sul da cidade, sempre com debates sobre a peça no dia seguinte. O Grupo Grial volta aos palcos em uma nova fase, e adapta o texto de Ariano Suassuna em Uma Mulher Vestida de Sol.

Nos musicais, Belchior – Ano Passado Eu Morri, Mas Esse Ano Eu Não Morro traz uma narrativa biográfica aprofundada do cantor cearense, com suas músicas cantadas ao longo do espetáculo em uma sessão única. O teatro também está fora dos palcos, e o Encontro Vivencial 50 anos: Bodas e Bordoadas celebra o legado do grupo com a exposição de imagens, bate-papos, perfomances.

Programação dessa semana também traz festas, sessões de cinema e exposições no Museu do Estado de Pernambuco. Confira!


Shows e Festas

Sexta, 24

Samba da Pitombeira

Projeto de roda de samba da Pitombeira dos Quatro Cantos chega em mais uma edição, dessa vez com a participação do cantor Wagner Guiné. O Samba da Pitomba acontece nesta sexta (24), às 19h, na Sede da Pitombeira dos Quatros Cantos. Rua 27 de Janeiro, 128, Carmo. Ingressos disponíveis no Sympla.

Sábado, 25

BAILAUM

Com Vands, Makeda, Yuri Andrew, Akazinho e Zoe Beats no line-up, a festa BAILAUM chega a outra edição e reúne gêneros que vão do breakbeat, afrohouse, brega funk e pop. A festa acontece neste sábado (25), as 21h, no Baile do Arvoredo. Rua do Sossego, 1344, Santo Amaro. Ingressos disponíveis no Sympla.

Domingo, 26

Vivencial 50 anos: Bodas e Bordoadas

O grupo Vivencial é um dos maiores nomes da criação de contracultura em Pernambuco, com atuação revolucionária na década de 70. Com a intenção de celebrar a atuação do grupo, o encontro Vivencial 50 anos expõe imagens, projeções, performances e bate-papo sobre o legado do grupo. O encontro acontece neste domingo (26), às 16h, na Casa Estação da Luz. Rua Prudente de Morais, 313, Olinda. ingressos disponíveis no Sympla.


Cinema

Sessão Chama Curtas: Tarrafa Produtora

A Tarrafa Produtora é uma distribuidora pernambucana de curtas-metragens composta majoritariamente por mulheres negras, com uma atuação importante na circulação de filmes locais. O Cinema da Fundação exibe alguns dos títulos da Tarrafa, entre eles: Enraizada (2019), de Tiago Delacio, Terra Não Dita, Mar Não Visto (2017), de Lia Letícia e Entremarés (2018), de Anna Andrade. Além das exibições, haverá debates com participação de Anna Andrade, diretora da Tarrafa, e os cineastas Marcos Buccini e Lia Letícia. A sessão acontece neste sábado (25), às 16h, na Sala Derby do Cinema da Fundação. Rua Henrique Dias, 609, Derby. Ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do cinema.


Teatro e Dança

FOTO 02
Foto: Filipe Cavalcanti/Divulgação.

Espetáculo Uma Mulher Vestida de Sol

Grupo Grial volta à cena com Uma Mulher Vestida de Sol, baseado na obra de Ariano Suassuna, o espetáculo incorpora não apenas a dança, mas também música e poesia, com inspirações nos sons e traços culturais do Sertão do Pajeú. A peça tem sessões que começam nesta quinta (23) e vão até o sábado (25), sempre às 20h, no Teatro da Caixa Cultural do Recife. Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.

Espetáculo Belchior – Ano Passado Eu Morri, Mas Esse Ano Eu Não Morro

O espetáculo oferece uma imersão no universo do compositor cearense, construída a partir de trechos de entrevistas concedidas pelo próprio Belchior, com uma narrativa aprofunda uma visão íntima da juventude do artista e suas reflexões sobre a vida e o mundo em constante transformação. Com direção de Pedro Cadore e atuações de Pablo Paleólogo e Bruno Suzano, o espetáculo tem apresentação única neste sábado (25), às 21h, no Teatro Guararapes, dentro do Centro de Convenções. Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho. Ingressos disponíveis no site Cecon Tickets.

rinocerontes divulgacao
(Divulgação)

Espetáculo Rinocerontes

A peça Rinoceronte de Eugene Ionesco, livremente adaptada por Antônio Rodrigues, narra a transformação de uma cidade pelo aparecimento de rinocerontes, simbolizando a desumanização e conformismo causados pelo capitalismo e industrialização. O espetáculo terá uma sessão única neste domingo (26), às 20h, no Teatro Barreto Junior. Est. Jeremias Bastos, s/n, Pina. Ingressos disponíveis no Sympla.

Festival Palco Giratório – 2ª semana

Festival Palco Giratório chega na segunda semana de a sua 26ª edição. A programação, que estreou na última quinta (16), traz espetáculos espalhados em teatros no Centro e na Zona Sul da cidade. Nesta semana, espetáculos como O Irokô, a Pedra e o Sol; Vento Forte Para Água e Sabão; Herança (MG) e Pensamento Giratório com Amir Haddad (RJ) estão em cartaz. A programação completa, com datas, e compra antecipada de ingressos estão no site do Festival.


Museus e Exposições

Copia de Imagem post padrao 26
Foto: Andrew Melo/Divulgação.

Exposição Carlos e Lygia: A Poética de uma Museologia Afetiva

A exposição Carlos e Lygia: A Poética de uma Museologia Afetiva celebra o legado de Carlos Estevão de Oliveira e sua filha, Lygia Estevão de Oliveira, figuras marcantes na cultura brasileira do século XX. Inaugura na última terça-feira (21), a mostra fica em exposição até o dia 2 de junho, das 9h às 17h nas terças e sextas-feiras, 14h às 17h aos sábados e domingos, no museu do Estado de Pernambuco (Mepe). Av. Rui Barbosa, 960, Graças. Entrada Gratuita.