1

Nem todos os leitores de quadrinhos sabem, mas o Brasil tem uma longa tradição de super-heróis, que somam, por baixo, mais de 100 personagens. Sua publicação, por uma série de fatores, tem se restringido ao circuito independente.

Lorde Lobo – ilustrador, professor de artes visuais, chargista e editor do Agorinha, suplemento infantil do jornal Agora, de Rio Grande/RS – é um dos artistas brasileiros que tem se dedicado ao gênero com suas criações Penitente (mais na linha de terror) e Topman (humor).

Como parte de seu constante esforço de divulgação do quadrinho nacional, Lobo criou uma série de pôsteres minimalistas de super-heróis brasileiros, com visual retrô. O trabalho começou em 2012 como conclusão do curso de especialização em Artes, e vem se expandindo.

Atualmente, a galeria conta com 49 artes (veja todas aqui). Para conciliar este projeto com suas outras atividades e dar espaço para todos os artistas nacionais, ele fez duas opções: retratar um personagem de cada autor e, num primeiro momento, apenas os mais contemporâneos.

Super-heróis clássicos como Capitão 7, Raio Negro e Flama, entre outros, fazem parte dos planos futuros de Lobo para uma exposição física, com peças um pouco mais amplas que os atuais rostos, também em estilo minimalista.

Veja abaixo alguns dos personagens retratados (clique para ampliar).

Comentários