capa frente osmose baixa

Três quadrinhistas brasileiros e três alemães trocaram de cidade durante um mês no segundo semestre de 2012. Daqui saíram João Montanaro (SP), Paula Mastroberti (RS) e Amaral (PI); de lá vieram Mawil, Birgit Weyhe e Aisha Franz.

A iniciativa do intercâmbio é do Goethe-Institut como parte das comemorações da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, e determinava que cada profissional registrasse suas impressões da terra estrangeira em HQs de dez páginas. A curadoria do projeto foi do jornalista especializado em quadrinhos Augusto Paim, e a coordenação editorial, do quadrinhista e cocriador da Convenção internacional de Quadrinhos de Curitiba (Gibicon), José Aguiar.

O resultado dessa experiência pode ser conferido no livro Osmose: Brasil e Alemanha em Quadrinhos (Editora Libretos, 88 páginas, R$ 32), que terá sua primeira sessão de autógrafos com João Montanaro no dia 28, na Gibiteria, em São Paulo.

As cidades retratadas são São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Berlim, Hamburgo e Munique. Na fase de “exílio criativo”, os artistas postaram suas impressões no blog do projeto.

Osmose: Brasil e Alemanha em Quadrinhos tem eventos de lançamento programados para os próximos meses em Curitiba, Porto Alegre, Teresina, Belo Horizonte e na Feira do Livro de Frankfurt, Alemanha.

Comentários