Revista O Grito!

Papo de Quadrinho — O Grito! Blogs – Quadrinhos

8Inverso traz “O Boxeador” para o Brasil

boxeador capa frente real

Esta é a quarta biografia em quadrinhos feita pelo alemão Reinhard Kleist que a editora lança por aqui – as anteriores foram Johnny CashCastro e Elvis – esta última uma coletânea de vários artistas organizada por Kleist.

O Boxeador acompanha a história de vida do pugilista polonês HertzkoHaft. Judeu capturado pelos nazistas, conseguiu sobreviver a vários campos de concentração na Segunda Guerra Mundial graças ao desempenho em combates entre presidiários, que serviam de diversão aos alemães.

A história, baseada na biografia Um dia eu contarei tudo: a história de sobrevivência do boxeador judeu HertzkoHaft, de Alan Scott Haft (inédita no Brasil), é narrada do ponto de vista do filho de Hertzko, Alan.

A carreira de pugilista é apenas o fio condutor de um drama que envolve a crueldade a que judeus foram submetidos durante a guerra: separação da família, trabalho forçado, luta diária pela sobrevivência, fome, saudade…

O Boxeador guarda também uma história de amor: a lembrança do romance não vivido na juventude motiva Hertzko a mudar-se para os Estados Unidos ao final da guerra para se tornar pugilista profissional. No fundo, o que ele queria era ficar famoso para aparecer nos jornais e, quem sabe?, ser reconhecido pela amada, também uma imigrante naquele país.

O livro integra a coleção 8Inverso Graphics e custa R$ 51. Tem 200 páginas em preto e branco, e traz como extras esboços, fotografias e um posfácio sobre a prática do boxe nos campos de concentração.

O lançamento acontece no final deste mês durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com presença do autor.

Comentários

Anteriores

Neste fim de semana tem Mercado de Pulgas em São Paulo

Próximo

Nova animação da Mulher-Maravilha: o horror, o horror…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Papo de Quadrinho é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2021