grayson earth one

O nome já diz tudo. Dick Grayson é um dos heróis mais antigos da DC Comics. Foi o primeiro Robin (ajudante do Batman) e mais tarde assumiu a identidade de Asa Noturna.

Earth One é uma série recente de graphic novels da editora em que a origem de super-heróis clássicos é recontada. Já foram publicados dois volume: Superman e Batman.

Grayson Earth One, portanto, recria o surgimento do personagem. Só que não nos quadrinhos, mas em formato de uma websérie independente produzida por Hisonni Johnson e seu estúdio PS3 Productions.

Nesta nova versão, Dick Grayson não teve a mesma sorte de sua contraparte nos quadrinhos e nunca foi adotado e treinado pelo Batman. Nunca foi Robin. Em vez disso, precisou crescer sozinho entre as ruas de Gotham City e Blüdhaven, e terá que aprender por conta própria como se transformar num herói.

Nesse universo, a relação de Dick Grayson com personagens conhecidos – Helena Bertinelli (Caçadora), Barbara Gordon (Oráculo), Carrie Kelly (a Robin de O Cavaleiro das Trevas) e com o próprio Batman – será totalmente diferente.

Por que a mudança? Johnson responde: “Nós queríamos contar a história de personagens que adoramos, mas queríamos uma história que a audiência não pudesse prever o que vai acontecer com base no icônico material original”.

O primeiro episódio, com 16 minutos, já está disponível no Youtube desde o dia 1 de junho (veja abaixo, na íntegra). Por esta amostra, dá para notar que a série tem qualidade profissional (boa fotografia, edição, trilha sonora) sem perder o ar indie.

A concepção de Dick Grayson é interessante: um roqueiro tatuado que usa maquiagem, pinta as unhas, fuma e bebe. Ele acaba se envolvendo na investigação de uma série de garotas desaparecidas depois que Barbara Gordon é sequestrada. No confronto com a gangue responsável, recebe a ajuda nada amistosa de um certo Homem-Morcego.

A série está em busca de financiamento coletivo no site Indiegogo. Até a postagem desta nota, haviam sido arrecadados pouco menos de 3 mil dólares dos 40 mil necessários para cobrir os custos com figurinos, equipamentos, estúdio, locações, alimentação, efeitos especiais e pós-produção. O projeto não tem fins lucrativos.

Como acontece neste tipo de financiamento, os doadores recebem “prêmios” que vão de foto customizada até ter o nome atribuído a um personagem da série. A primeira temporada terá seis episódios.

Assista ao primeiro episódio completo de Grayson Earth One (em inglês, sem legendas)

Agradecimento ao amigo Jean Sinclair pela dica

Comentários