Maior e mais tradicional evento de quadrinhos do País, o FIQ-BH estende-se até o dia 13 com uma programação pra lá de extensa, com mesas redondas, bate-papos, oficinas, avaliações de portfólio, exposições e autógrafos (programação completa aqui). Tudo totalmente gratuito para os visitantes.
Pela relevância do evento, muitas editoras e quadrinhistas independentes reservaram seus lançamentos para a data. Além da área de estandes, os lançamentos e sessões de autógrafos acontecem na Praça Sergio Bonelli – batizada em homenagem ao editor da Bonelli Editora, falecido recentemente.
As demais atividades se darão na Arena Carlos Trillo. São esperadas mais de 75 mil pessoas nos quatro dias.
O FIQ tem periodicidade bienal e, nesta sétima edição, homenageia o quadrinhista e empresário Mauricio de Sousa – que participa da abertura, dia 9, às 16h, e promove sessão de autógrafos no dia 10 pela manhã – e a Coreia do Sul, que vem aumentando sua relevância no cenário mundial de quadrinhos.
O evento vai reunir fãs de quadrinhos com pelo menos 69 artistas convidados do Brasil e do exterior. Entre os estrangeiros, nomes consagrados como Bill Sienkiewicz, Jill Thompson, Cyril Pedrosa e Matt Fraction. No time dos brasileiros, editores, autores e jornalistas (lista completa aqui)
Interessados em desenhar para o mercado internacional de quadrinhos terão oportunidade de apresentar seus trabalhos para representantes das duas maiores editoras americanas – C.B. Cebulski, da Marvel, e Larry Ganem (que substitui Eddie Berganza), da DC Comics –, e de agências coreana e européia.
Fique de olho no Papo de Quadrinho para acompanhar alguns dos lançamentos de HQs programados para o FIQ 2011. Ou, então, no site Universo HQ, que vai dedicar esta semana inteira para divulgar as novidades.
O Festival Internacional de Quadrinhos é realizado pela Fundação Municipal de Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes e Associação dos Amigos do Centro de Cultura de Belo Horizonte.
O patrocínio é da operadora Oi, com apoio cultural da Oi Futuro 10 Anos, Consulado da França no Rio de Janeiro, Instituto Cervantes Belo Horizonte e incentivo da Lei Estadual/Governo de Minas.
SERVIÇO: Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) Data: 9 a 13 de novembro Local: Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateubriand, 809 – Centro – Belo Horizonte – São Paulo) Mais informações: http://fiqbh.com.br/ Entrada e participação nas atividades totalmente gratuitas
Deixe uma resposta