Revista O Grito!

Jazz Metal — Por Paulo Floro

Tag: X-Men

Ian McKellen aceitou papel de Magneto pela alegoria com o movimento gay

magneto

O ator inglês encarna nos cinemas ninguém menos que Gandalf, o mago cinzento de O Senhor dos Anéis e O Hobbit e também , maior vilão dos . Para completar, ele é uma das vozes mais influentes pelos direitos gays em todo o mundo. Em uma entrevista para o Buzzfeed, ele contou que foi convencido pelo diretor a participar de X-Men por causa da alegoria dos mutantes com os homossexuais.

“Fui convencido por Bryan [Singer, diretor da primeira franquia dos X-Men] que disse: ‘Mutantes são como gays. Eles são excluídos da sociedade sem motivo algum. E, como em todos os movimentos por direitos civis, eles têm que decidir: seguirão a linha de Xavier – que é coexistir de alguma maneira, se impor e ser orgulhoso do que é, mas junto com todos – ou você escolhe a visão alternativa, que é, se necessário, use violência para conquistar seus próprios direitos. E isso é verdade. Eu me deparei com essa divisão dentro do movimento dos direitos dos homossexuais”

Completo aqui.

Kent Williams de volta aos quadrinhos Marvel

x-men3

Um dos ilustradores mais interessantes dos últimos anos, vai voltar a trabalhar com a . Ele vai desenhar um novo título X, segundo informou o roteirista Brian Michael Bendis, manda-chuva atual quando o assunto é HQs dos mutantes.

Williams chamou atenção em 1993 na série Killing, com roteiro de John Ney Rieber. Veja mais do trabalho do autor:

x-men2

x-men

Este é um Sentinela em tamanho real do novo filme dos X-Men

sentinela-xemen

O diretor postou esta foto no Twitter que revela como será o visual dos Sentinelas, robôs criados para capturar e matar mutante e que estarão no novo longa dos , Dias de Um Futuro Esquecido. Pelo que podemos ver, o tamanho é realmente gigante, como foi pensado originalmente nos quadrinhos.

O longa é baseado em uma história clássica dos X-Men publicada originalmente em 1981 (e aqui no Brasil em Superaventuras #45, de março de 1985). Na linha do tempo, os eventos se passam em dois momentos, 10 anos depois do filme anterior, X-Men: Primeira Classe (2006) e 10 anos depois de X-Men: O Confronto Final (2011). Na trama, Kitty Pryde volta no tempo para impedir um assassinato que levará à criação de uma lei anti-mutante que levará ao surgimento dos Sentinelas.

O filme estreia no Brasil dia 23 de maio de 2014.

Wolverine e Hércules se beijam em HQ da Marvel

wolverine-e-hercules-trocam-beijo-em-hq-da-marvel-1361909957658_570x859

A vai mostrar um beijo entre e . A notícia foi divulgado pelo Bleeding Cool e se passa em uma realidade alternativa. Na HQ X-Treme 10, os dois se perdem em realidades alternativas e terão contato com personagens em diversas épocas e mundos.

O beijo acontece na Grécia antiga. A página divulgada da HQ mostra o texto: “Nós fomos os maiores heróis de nossos mundos. E no dia em que matamos o pior monstro que ameaçou o Domínio do Canadá… Nós revelamos nosso amor”. A edição será lançada em setembro.

Tanto a Marvel quanto a DC vêm mostrando relacionamentos gays em suas HQs. A primeira casou o super-herói mutante na revista Ashtonishing X-Men 51. Já a DC tem a , uma vigilante de Gotham que é lésbica assumida. Além desses exemplos mais famosos, roteiristas têm tratado do tema em várias outras publicações. Público e crítica têm apoiado essas iniciativas.

O mesmo se pode dizer da GLAAD ( & Lesbian Alliance Against Defamation), associação contra difamação dos EUA, que elogiou as editoras publicamente. “Os reconhecimentos e homenagens a comunidade , lésbica, transexual e bissexual são justas e abordam questões que afetam as vidas dos envolvidos”.

wolverinegay

Um funk brasileiro com um cosplay de Ciclope dos anos 90

Er… não há muito mais a ser dito.

Os moicanos de Tempestade

storm5

Um Tumblr inteiro ao mais legal dos penteados dos quadrinhos: o moicano de , dos . Desenhado pela primeira vez pelo artista Paul Smith, na revista Uncanny 173, de outubro de 1983, o visual punk representou uma mudança na personalidade da personagem. A história foi criada por Chris Claremont.

O Tumblr mostra que o visual funcionou bem no mundo real. Olhe a galeria abaixo. Mais no Fuck Yeah Mohawk Storm.

Casal gay real casa-se em Nova York para celebrar união homoafetiva de Estrela Polar

Uma das maiores jogadas de marketing da nos últimos anos foi este casamento de e seu namorado Kyle Jinadu. E isto é ótimo. Dá visibilidade para a causa , que cada vez mais conquista direitos na América, e também ajuda a vender mais revistas em quadrinhos. Aproveitando o lançamento de Ashtonishing #51, que traz o tão falado casório, a comic-shop de Nova York, Midtown Comics promoveu um casamento real entre Scott Everhard, gerente de um site de assistência médica, de 39 anos e Jason Welker, arquiteto de 33 anos.

O vídeo do casamento dos dois geeks apaixonados (feito pelo Associated Press) pode ser visto acima. Ambos responderam a um anúncio da Marvel, que procurava casais gays para comemorar o lançamento da edição dos X-Men. Scott disse que lê histórias em quadrinhos desde os 18 anos e que viu Jason pela primeira vez em uma comic-shop. Leia mais sobre o casamento de Estrela Polar na Revista O Grito!. Via UniversoMarvel616.

Grupo ultraconservador One Million Moms protesta contra personagens gays nas HQs

A organização conservadora americana One Million Moms está implicando com o casamento dos , entre o personagem e seu namorado Kyle e também com a revelação de um herói gay na . O grupo divulgou um comunicado em que condena as iniciativas das editoras.

O OMM continua com a ótica obtusa de que quadrinhos são direcionados para crianças. Depois, discorre em preconceito dos mais básicos, ao acreditar que crianças não podem ser expostas a comportamentos de outras orientações sexuais, que não a heterossexual.

“Crianças desejam ser como super-heróis. Crianças imitam e se vestem como esses personagens o quanto puderem. Você consegue imaginar esses pequenos meninos dizendo: ‘Eu quero um namorado ou marido como os X-Men’? Isso é ridículo”, diz um trecho do comunicado da organização. “Crianças vêm sendo expostas à homossexualidade desde a mais tenra idade. Os quadrinhos deveriam ser um dos últimos lugares onde os pais esperariam que seus filhos fossem confrontados com assuntos homossexuais, complicados demais para que eles entendam”.

O curioso é que a organização mostra um grande desconhecimento dos quadrinhos de super-heróis nos EUA. O personagem Estrela Polar, que vai se casar mês que vem, é assumido desde 1992, quando participava das histórias do grupo . A DC Comics já tem outra personagem estabelecida que é lésbica assumida, a atual . Sem falar nos heróis e , do grupo Stormwatch.

As histórias dos X-Men sempre serviram como metáfora do preconceito sofrido pelas minorias, como os gays. O casamento entre Estrela Polar e seu namorado, portanto, é algo bem natural. Já a DC Comics dá um grande passo na maturidade com que trata o assunto, já que decidiu mudar a orientação sexual de um personagem “proeminente”. O mais novo super-herói a sair do armário na editora será revelado mês que vem.

Veja a íntegra da declaração do One Million Moms (em inglês).

Um PS: Esse grupo de mamães ultrareacionárias já implicou também com Ellen DeGeneres. A apresentadora foi chamada para ser garota propaganda da rede de lojas JC Penney (tipo uma Americanas). O OMM achou um absurdo que uma lésbica assumida fosse estrela de uma marca que elas consumiam. Por isso, iniciaram uma campanha de boicote. Resultado: não só não deu certo, como a JC Penney repudiou o grupo e reforçou seu apoio às causas gays.

Os noivos podem se beijar: a capa alternativa do casamento gay dos X-Men

A Rolling Stone fez uma extensa matéria sobre o tão falado casamento na . Como todo fã de quadrinhos já sabe, o vai se casar com seu namorado Kyle. A edição 50 da revista Astonishing mostra o pedido oficial do casal, mas a cerimônia acontece mesmo na edição seguinte.

Essa edição com o casamento chega às comic-shops dos EUA no dia 20 de junho. Uma segunda capa, desenhada por Marko Djurdjevi, com Estrela Polar e Kyle prestes a se beijarem foi divulgada pela Marvel. A editora é conhecida por tratar do tema do preconceito racial e fazer suas histórias em um tom mais realista, aproximando o universo do cotidiano do leitor. Acho ótimo que o primeiro casamento homossexual seja o de Estrela Polar, o primeiro herói a sair do armário no já distante ano de 1992, quando ele ainda era parte da canadense.

Não é a primeira vez que os quadrinhos americanos mostram um . Este ano a Archie Comics exibiu uma união homossexual na edição Life with Archie # 16, causando bastante polêmica de grupos conservadores. Até o momento, a aceitação do casório de Estrela Polar parece bem aceito entre os fãs de HQs. Em uma série que sempre tratou da luta contra o preconceito, como os X-Men, o evento segue um caminho natural.

Fiz uma matéria sobre a edição para a Revista O Grito!.

Os peitos da Rainha Branca

A paródia mais tosca já feita de Primeira Classe. E que Emma Frost derrubada.

Jazz Metal é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2020