Revista O Grito!

Jazz Metal — Por Paulo Floro

Tag: universo hq

A velha história de quem nasceu primeiro

Do Universo HQ

Segundo o jornal Scotland on Sunday, a primeira história em quadrinhos do mundo pode ser escocesa. A afirmação é de John McShane, proprietário da comic shop AKA Books & Comics.

John McShane defende que uma página de Our House In Town, escrita e desenhada por William Heath e publicada no jornal The Glasgow Looking Glass, em 1825, é a primeira HQ publicada no Ocidente. Heath, que também usava o pseudônimo Paul Pry, nasceu por volta de 1795 (a data exata não é conhecida) e faleceu em 1840.

The Glasgow Looking Glass era uma publicação quinzenal que surgiu em 11 de junho de 1825 (16 anos antes da famosa revista inglesa Punch), fundado por John Watson. O jornal mudou de nome após a quinta edição, passando a se chamar The Northern Looking Glass, e foi publicado até junho de 1826.

Já no segundo número, o jornal passou a usar o termo “continua na próxima edição”. Heath foi o primeiro a usar a frase numa HQ, em Life Of A Soldier, publicada na décima edição do periódico. Alguns cartuns e tiras também já usavam um balão de fala primitivo (The Northern Looking Glass, volume 1 – #13), que estavam se tornando bastante comuns entre os caricaturistas ingleses.

De tempos em tempos, alguém clama o pioneirismo nos quadrinhos. Os americanos, os alemães, e agora os escoceses. Texto de primeiro do Sergio Codespoti, no .

Feliz aniversário, Universo HQ

Ser o maior em seu segmento pode até ser fácil – basta ter um bom investimento, marketing ou até mesmo ser vítima de um golpe de sorte (acontece…) – mas ganhar relevância é para poucos.

E quando o assunto é e se trata de algo ainda mais específico, quadrinhos, aí podemos dizer que o é um caso que chama atenção no Brasil. Nesta quinta (5), o site completa 10 anos. Considerado um dos maiores bancos de dados sobre HQ’s da América Latina, é possível afirmar que o UHQ acompanhou a maturidade que ganhou a arte sequencial nesta década.

Pra comemorar, foi feito uma atualização especial com diversos depoimentos e homenagens em forma de ilustração. Destaques: o texto do Sidney Gusman, um dos idealizadores, contando a história do site e como ele funciona. E a HQ do Eduardo Nasi, um dos colaboradores.

Pra ver completo, aqui.

Jazz Metal é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2020