Revista O Grito!

Jazz Metal — Por Paulo Floro

Tag: Turma da Mônica

Turma da Mônica – Lições, dos irmãos Cafaggi, tem preview divulgado

licoes

A HQ – Lições, dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, teve o preview divulgado. A obra é mais um volume da bem-sucedida coleção , onde autores brasileiros criam trabalhos autorais a partir de personagens icônicos de .

As imagens foram divulgadas pelo editor Sidney Gusman em um evento no Facebook. A obra é uma continuação de Turma da – Laços, de 2013. A obra traz a delicadeza no traço e no roteiro típico do estilo dos Cafaggi.

A história mostra o relacionamento dos personagens da Turma. Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão cometem um erro grave na escola. Agora, terão que encarar as consequências.

A obra está em pré-venda. Tem 80 páginas e custa R$ 31,90 (capa dura) e R$ 21,90 (brochura).

monica1

monica2

monica3

monica4

monica5

monica6

monica7

monica8

monica9

Bidu – Caminhos, HQ autoral baseado em obra de Maurício de Sousa, chega às bancas

Bidu-Caminhos-preview-8

Uma das HQs nacionais mais aguardadas do ano, – Caminhos chega esta semana às bancas. Este é mais um lançamento da coleção , que traz histórias autorais com personagens de .

A obra baseada no personagem Bidu é assinada por e , autores de Achados e Perdidos. A HQ foi um dos lançamentos da série anunciados durante o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), em Belo Horizonte, em novembro do ano passado.

Além de Bidu – Caminhos, ainda estão previstos para 2014 os lançamentos de Papa-Capim, de Marcela Godoy e Renato Guedes; Turma da Mata, por Greg Tocchini, Davi Calil e Artur Fujita; Penadinho, por Paulo Crumbim e Cristina Eiko, e o segundo volume de Astronauta – Magnetar, de Danilo Beyruth.

Bidu-Caminhos-preview-6

Bidu-Caminhos-preview-1

Bidu-Caminhos-preview-4

Mônica na visão de 150 artistas

monicas

Esta é a capa de Monica(s), livro que vai trazer a personagem mais famosa de na visão de 150 artistas nacionais e estrangeiros. Tem nomes que vão desde até Ziraldo, passando por Pedro Franz, Mascaro, Roger Cruz, entre muitos outros.

A edição foi feita por Sidney Gusman, o mesmo que organizou as coletâneas-homenagem aos 50 anos de carreira de Maurício de Sousa. A ideia foi chamar não apenas nomes ligados aos quadrinhos, mas também de outras áreas, como grafiteiros e ilustradores. A capa – esta acima – é de Jose Luiz Benicio.

O livro é um lançamento da Panini e sai ainda este ano.

Veja a lista completa: Adriana Melo, Al Stefano, Alexandre Beck, Alexandre Jubran, Amanda Grazini, Amilcar Pinna, André Dahmer, André Diniz, Andre Ducci, André LeBlanc (ilustração que saiu no livro 30 Anos), André Rocca, André Toma, Antonio Eder, Artur Fujita, Augusto Minighitti, Bernardo França, Bianca Pinheiro, Biry Sarkis, Bruna Brito, Caio Majado, Gonzalo Carcamo, Chico Bela, Claudio Villa (ilustração que saiu no livro 30 Anos), Corrado Roi (ilustração que saiu no livro 30 Anos), Daniel Bueno, Daniel Hdr, Danilo Beyruth, Danilson Carvalho, Davi Calil, Denis Mello, Eddy Barrows, , Eduardo Ferigato, Eduardo Risso, Eduardo Schaal, Ellen Pestili, Eloar Guazzelli, Erica Awano, Fabiane BL Chiq, Fabiana Shizue, Fábio Coala Cavalcanti, Fabio P Corazza, Felipe Cunha, Felipe Massafera, Fernanda Guedes, Fernando Gonsales, Fido Nesti, Flavio Luiz Nogueira, Gallieno Ferri (ilustração que saiu no livro 30 Anos), Geraldo Borges, Giancarlo Alessandrini (ilustração que saiu no livro 30 Anos), Gil Tokio, Glair Arruda, Gleydson Caetano, Greg Tocchini, Guido Crepax (ilustração que saiu no livro 30 Anos), Guilherme Caldas, Gustavo Duarte, Hiro Kawahara, Hugo Pratt (ilustração que saiu no livro 30 Anos), Indio San, Jean Galvão, Jefferson Costa, Jim Davis (ilustração que saiu no livro 30 Anos), João Marreiro, João Azeitona, João Spacca, Joe Kubert (ilustração que saiu no livro 30 Anos), José Aguiar, Jose Luiz Benicio (Capa), Julia Bax, Juliana Fiorese, Junião Oo, Junior Lopes, カ コ (Kako), Kris Zullo, LM Melite, Leandro Robles, Lederly Mendonça, Lelis, Leo Gibran, Liniers, Lu Cafaggi, Lucas Leibholz, Luciano Salles, Luís Felipe Garrocho, Luke Ross, Magno Costa, Manoel Magalhães, Marcelo Costa, Marcelo D’salete, Márcio Morais, Marco Furtado, Marcos Fabiano Lopes Lopes, Mario Alberto, Mario Cau, Mascaro, Mateus Santolouco, Maurenilson Freire, Mike Deodato Jr., Milo Manara (ilustração que saiu no livro 30 Anos), Mort Walker, Nicola Mari (ilustração que saiu no livro 30 Anos), Nik Neves, Octavio Cariello, Orlando Pedroso, Patricia Lima, Paulo Crumbim e Cristina Eiko Yamamoto, Paulo Visgueiro, Pedro Franz, PJ Kaiowá (Pericles Junior), Rael Lyra, Rafael Koff, Raphael Salimena, Renato Guedes, Renato Ventura, Ricardo Antunes, Ricardo Manhaes, Roberto Diso (ilustração que saiu no livro 30 Anos), Rodney Buchemi, Roger Cruz, Rogério Coelho Ilustrador, Rosana Urbes, Rui Lacas, Ricardo Tokumoto (Ryot), Sabrina Eras, Salvador Sanz, Sam Hart, Samuel Casal, Sandro Hojo, Sergio Lopes Filho, Silvio Tobias, Shiko, Sueli Mendes, Taline Schubach, Theo Szczepanski, Tiago Souza Lacerda, Tiago Hoisel Ferraz, Titi Freak, Ulisses Perez, Victor Tavares, Vitor Cafaggi, Vivian Mota, Walkir Fernandes, Walmir Orlandeli, Weberson Santiago, Will Sideralman, Will Conrad, Will Eisner (ilustração que saiu no livro 30 Anos), Ziraldo.

Monicas_eisner

Dia da Mulher, por Maurício de Sousa

581800_284771511654320_1886386312_n

Ninguém melhor que a para comemorar esse dia!

Meta-Mônica

No Instagram, a original que inspirou a personagem mais famosa de Maurício de Sousa postou imagem com seu iPhone, que tem uma capa da… Mônica. Arrasou na metalinguagem. Dica de Rafaella Soares, no Twitter.

Bairro utópico do Limoeiro

Falando em Turma da , olha a descrição que o pessoal da Desciclopédia fez para o Bairro do Limoeiro.

Bairro do Limoeiro

O Bairro do Limoeiro, também conhecido como Bairro do Limão, é um bairro fictício de São Paulo onde supostamente, há grama por todos os lados, lindas árvores nenhum prédio ou ladrão/trombadinha que ficou muito famoso graças aos desenhos da .

Uma grande curiosidade é que ele muda sua aparência a cada quadro de história.

Fãs saudosistas da Mônica, acharam coerente?

As cidades nos quadrinhos

http://www.revistaogrito.com/jazzmetal/wp-content/uploads/2009/07/1206760_Comics_Daredevil_5.jpg

http://www.revistaogrito.com/jazzmetal/wp-content/uploads/2009/07/1206640_masters2.jpg

O site da revista Architects Journal fez um Top 10 das cidades dos quadrinhos. Algumas são fictícias como Metrópolis, do Superman e outras são visões pessoais de autores como é o caso de Nova York, de Demolidor, idealizada sobretudo por Frank Miller e Chicago, de Chris Ware.

Se esta lista fosse brasileira, teria que entrar a São Paulo, da . Falando nisso, quem sabe onde fica a Rua do Limoeiro?

turma da mônica é processada por publicidade infantil

Deu no Portal Imprensa

A Promotoria de Justiça do Consumidor e a Promotoria de Justiça de Defesa dos Interesses Coletivos e Difusos da Infância e Juventude de São Paulo abriram um inquérito civil contra a empresa Produções Ltda – responsável pelas revistas em quadrinhos da – por publicidade voltada a crianças.

No dia 5 de março de 2008, o “Projeto Criança e Consumo”, do Instituto Alana, enviou uma notificação sobre publicidade infantil à Maurício de Sousa Produções e à editora Panini, que publica as revistas em quadrinhos.

Segundo a entidade, a Panini reconheceu “a necessidade de preservação da infância contra os apelos publicitários”. No entanto, a Maurício de Sousa Produções não respondeu a solicitação, informou o Instituto Alana.

A notícia não é nada boa para os quadrinhos, que neste 2009 vivem um período nebuloso de poucos lançamentos. A Turma da é a única marca que ainda consegue seduzir anunciantes e tem poder de fogo no mercado, ao contrário dos heróis, que hoje, dependem unicamente da venda de exemplares.

Resta saber o que a entende por “preservar a infância”. Existe merchandising da Mônica para tudo, mas ainda não de preservativos.

Via Gian Danton

Jazz Metal é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2020