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Jazz Metal — Por Paulo Floro

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A lombada da edição portuguesa de Sandman

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A editora Levoir divulgou a imagem que formam a lombada da edição portuguesa de , de . A coleção é formada por 11 volumes, que tem nomes ligeiramente diferentes da versão lançada no Brasil. A arte é de Dave McKean, capista da série.

Depois de uma edição finalizada pela Conrad, a Panini lançou no Brasil a versão “Absolute”, recolorida, em quatro volumes. O primeiro número já teve uma reimpressão.

Capa da última edição de Sandman: Overture é divulgada por Neil Gaiman

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Um dos lançamentos mais aguardados da – a volta de – sofreu desde o início com diversos atrasos. Anunciado ainda em 2012, a minissérie Sandman – Overture traz o criador e o desenhista J.H. Williams III de volta ao universo de Lorde Morpheus e companhia. A ideia era que a HQ fosse bimestral.

A primeira edição saiu em outubro de 2013 e a edição seis, que encerra a trama, sairá apenas em setembro deste ano. Neil Gaiman divulgou a capa da revista pelo Twitter. Em novembro sai a versão encadernada em capa dura. Ainda não há prazo para chegada ao Brasil.

Morte – Edição Definitiva e outros tesouros para fãs de Sandman este mês

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é uma das HQs mais importantes dos quadrinhos, é sabido. Mas poucas obras derivadas de um clássico tiveram tantos fãs quanto , a irmã mais velha do protagonista Sonho/Lorde Morpheus. Jovem, pálida, gótica e carismática como uma estrela de rock, ela protagonizou duas minisséries e algumas HQs esparsas Agora, a Panini reúne todas em um volume de luxo neste mês.

Morte – Edição Definitiva reúne pela primeira vez no Brasil todas as histórias estreladas pela personagem, incluindo “O Som de Suas Asas” (a primeira aparição, na série regular de Sandman) e “Fachada”; as minisséries O Alto Preço da Vida e O Grande Momento da Vida; e as histórias “Um Conto de Inverno” ( Winter’s Edge 2), “A Roda”, “Morte e Veneza” (Noites Sem Fim) e A Morte Fala da Vida, uma HQ educativa sobre sexo seguro.

Além de roteiros de , a edição tem artes de Chris Bachalo, Mark Buckingham, Mike Dringenberg, P. Craig Russell, Dave McKean e muitos outros. Como extras, a edição traz o roteiro de Sandman 8; uma galeria de pin-ups e diversas informações sobre colecionáveis da Morte. O livro tem capa dura, 360 páginas e um preço também no nível luxo: R$ 92.

Yoshitaka Amano

Falando em Sandman, a Panini prepara uma enxurrada de lançamentos com o personagem para os próximos meses. Neste mês chega ainda Sandman Apresenta: Os Caçadores de Sonhos, com a versão feita pelo artista japonês Yoshitaka Amano. Gaiman adaptou uma lenda famosa do Japão.

Na história, uma raposa se apaixona por um humilde monge e é a única criatura que pode ajudá-lo quando descobre que um bando de demônios pretende tomar a vida de seu amado. Com a ajuda de Morfeus, a raposa terá de usar de toda a sua astúcia e criatividade para manter o mal longe do homem que ama. Gaiman escreveu a história em formato de prosa a pedido do artista, que a ilustrou.

A Panini já tinha lançado uma adaptação da obra em quadrinhos e agora lança a edição original. A editora ainda coloca nas livrarias este mês as reimpressões dos Vol. 1 e 2 de Sandman: Edição Definitiva, que traz a história recolorida e em tamanho maior.

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Nova HQ de Sandman chega no início de 2014 ao Brasil

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A primeira edição da mini-série – The Overture chega nesta quarta (30) às lojas dos EUA e também para download online. A HQ comemora 25 anos da série original e traz de volta , que reformulou o personagem, com desenhos de J. H. Williams III. A novidade é que o lançamento já tem data para chegar ao Brasil: primeiro semestre de 2014.

Segundo o site da Galileu, a Panini Comics, que publica HQs do selo no Brasil já organiza a edição nacional da série. Criada em 1989 por Neil Gaiman, Sandman foi um sucesso de público e crítica e ajudou a alavancar o selo adulto da DC Comics. Trouxe também referências literárias e da cultura pop aos quadrinhos mainstream. Em 1996, sete anos e 75 ediçõe depois, a revista chegou ao fim após fazer uma legião de fãs devotos – muitos deles iniciados nos quadrinhos por causa das aventuras do Lorde Morpheus.

Sandman – Overture vai mostrar os eventos anteriores ao início da série original, com Morpheus (ou Sonho) sendo aprisionado em um porão por longas décadas. A mini-série terá seis capítulos e marca também uma reformulação no selo Vertigo, com a chegada de diversas novas séries.

Veja o preview da série.

Retorno de Sandman, escrito por Neil Gaiman, tem preview divulgado

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A HQ que traz o retorno de escrito por teve o preview divulgado pela DC Comics. A minissérie Sandman – The Overture tem arte de J.H. Williams III (o mesmo de Promethea e Batwoman) e comemora os 25 anos do personagem.

Marca também um novo fôlego do selo Vertigo, que registrou queda nas vendas e pouco destaque na mídia depois do fim de séries de sucesso. O mais interessante é que o projeto foi escrito pelo próprio Gaiman, que criou a HQ nos anos 1980, uma das mais importantes nos quadrinhos até hoje.

Sandman – The Overture tem 36 páginas e custa US$ 4.99. Também poderá ser comprada online.

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Uma primeira olhada em Sandman: Overture, nova HQ de Neil Gaiman

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Uma das HQs mais aguardadas deste ano, teve capa e uma página interna divulgadas pela revista Entertainment Weekly. A obra marca o retorno do famoso personagem criado por e que fez sucesso no selo , da DC Comics.

O título representa um novo momento no selo adulto da editora, que nos últimos dois anos passou por momentos ruins, queda nas vendas e saída da editora Karen Berger. Esta nova HQ tem roteiro de Gaiman e desenhos de J.H. Williams III (Batwoman). A capa é de Dave McKean, clássico ilustrador da obra original.

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Neil Gaiman terá documentário, mas suas obras nos cinemas estão longe de acontecer

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é tema de um documentário dirigido por Patrick Meaney para a Sequart, organização voltada para pesquisa e divulgação dos quadrinhos. O longa chega apenas em 2015, mas recebeu um trailer.

Já as obras de Gaiman nos cinemas estão longe de se concretizarem. O autor deu uma entrevista à revista Empire sobre as adaptações de suas obras, Os Livros de Magia e . Segundo ele, os roteiros não condiziam com a qualidade dos trabalhos originais.

Livros de Magia até chegou a ganhar bons scripts, mas foram feitas diversas mudanças e demissões que tornaria o filme “apenas uma decepção para os fãs da série”. No caso de Sandman, o roteiro, segundo Sandman era tão ruim que Morpheus dizia o seguinte em sua primeira fala: “Como se suas armas ridículas pudessem me atingir; eu sou Morpheus, o Poderoso Senhor dos Sonhos.”

“Eu vi aquilo e pensei ‘Oh, não, isso é terrível'”, disse o autor. Sandman, que completa 25 anos em 2013, vem sendo republicado pela Panini em edições de luxo depois de ter a coleção completa lançada pela Conrad. [Com TheBeat e TerraZero]

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Neil Gaiman volta a escrever Sandman

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Esta é uma das notícias mais impactantes para o mundo dos quadrinhos. O escritor voltou a escrever , um dos seus personagens mais famosos e um dos mais importantes do selo , casa das HQs adultas da DC Comics. A cantora e escritora Amanda Palmer, esposa do roteirista, postou em seu Tumblr uma foto e a legenda: “É estranho twittar sobre isso, porque soa tão épico: eis Neil Gaiman escrevendo Sandman”.

Gaiman reblogou o post com a foto e comentou: “Amanda simplesmente chegou, olhou a tela do computador, depois sentou e tirou uma foto minha trabalhando. É engraçado: o medo do palco está passando, na medida em que volto a ficar empolgado com esses personagens de novo”.

Sandman mostra a história de Sonho, um ser conhecido como pérpetuo, que atravessa eras cuidando do Sonhar. Ele contracena com seus irmãos imortais, entre eles a misteriosa . A HQ mistura mitologia, literatura pop e tornou-se cult com legiões de fãs em todo mundo. Ajudou a fazer a fama de Gaiman, hoje um dos mais importantes escritores vivos. Encerrada em 1996, ganhou algumas edições especiais esporádicas.

Já Gaiman passou a se dedicar mais à literatura (é autor do best-seller Deuses Americanos) e trabalhou em algumas HQs de forma pontual. No Brasil, Sandman teve uma coleção completa em capa dura lançada pela Conrad. A Panini iniciou a versão Absolute Sandman, que traz as histórias recoloridas e em formato maior.

Vamos aguardar mais novidades deste retorno de Gaiman/Sandman.

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Neil Gaiman confirma retorno de Sandman em 2013

Depois de especulação, finalmente o escritor confirmou que trabalha em um prequel de , sua criação mais famosa e um dos maiores sucesso da , selo adulto da DC Comics. O anúncio foi feito na San Diego Comic-Con com um vídeo enviado por Gaiman.

A série vai mostrar histórias do passado do Mestre dos Sonhos, parecido com o que a DC vem fazendo com outro clássico, Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, que ganhou diversas minisséries contando a origem dos personagens, em Before Watchmen.

Gaimon comentou sua volta ao personagem. “Quando terminei de escrever Sandman, ainda tinha uma história a ser contada. A história do que aconteceu com Morpheus que o permitiu ser tão facilmente capturado em Sandman 1, e porque ele veio de tão longe, extremamente exausto, e vestido para guerra. Era uma história que eu queria ter contado no aniversário de vinte anos da série, mas o tempo nos escapou. E agora, com o aniversário de 25 anos se aproximando, estou encantado e nervoso porque isso finalmente será revelado.”

O novo trabalho com Sandman ainda não tem um nome oficial divulgado, mas já se sabe que sairá em 2013. A editora divulgou a primeira imagem. O artista será J.H. Williams III, que fez Promethea e assina a série atual da Batwoman.

A HQ Sandman, que completará 25 anos, foi publicada por aqui pela editora Globo, como revista mensal nos moldes americanos e depois ganhou uma edição de luxo pela Conrad, com nove volumes. A Panini publica atualmente a versão “Absolute”, que sai nos EUA com novas cores e formato maior de páginas.

Neil Gaiman pode retornar para uma HQ inédita de Sandman

São só boatos, mas o site Bleeding Cool afirma que ouviu de fontes próximas à DC Comics que pode voltar a escrever a série . A editora teria convencido o autor a criar um prelúdio para o personagem.

Já é sabido que a DC chamou Gaiman anos atrás para um projeto conhecido como “Sandman Zero”, mas não foi adiante por divergências entre as duas partes em relação à remuneração.

A amada e odiada (na mesma intensidade) série Before Watchmen parece ter inspirado a DC a mexer nos seus clássicos. Desta vez, com a presença do escritor original. A notícia fica melhor ainda com o rumor de que J.H. Williams III, artista de Promethea e Batwoman estaria envolvido.

Mais detalhes poderão ser anunciado neste final de semana na Comic-Con, nos EUA.

Neil Gaiman na Universidade: “Façam boa arte”

O Trabalho Sujo linkou a tradução que a Taverna do Trapeixe postou do discurso de na Universidade de Artes da Filadélfia. O autor de dá dicas para artistas em início de carreira, disse que aprendeu a escrever, “escrevendo” e que não se pode ter medo do fracasso. Veja abaixo a transcrição completa.

Eu nunca realmente esperei me encontrar dando conselhos para pessoas se graduando em um estabelecimento de ensino superior. Eu nunca me graduei em um desses estabelecimentos. E nunca nem comecei um. Eu escapei da escola assim que pude, quando a perspectiva de mais quatro anos de aprendizados forçados antes que eu pudesse me tornar o escritor que desejava ser era sufocante.

Eu saí para o mundo, eu escrevi, eu me tornei um escritor melhor na medida em que escrevia mais, e eu escrevi um pouco mais, e ninguém nunca parecia se importar que eu estava inventando na medida em que eu prosseguia, eles simplesmente liam o que eu escrevia e pagavam por isso, ou não, e frequentemente eles me encomendavam alguma outra coisa pra eles.

O que me deixou com um saudável respeito e admiração pela educação superior do quais meus amigos e familiares, que frequentaram universidades, se curaram há muito tempo atrás.

Olhando para trás, eu trilhei uma caminhada memorável. Não tenho certeza de que posso chamá-la de uma carreira, porque uma carreira implica que eu tivesse algum tipo de plano de carreira, e eu nunca tive. A coisa mais próxima que tive foi uma lista que fiz quando tinha 15 anos com tudo que eu queria fazer: escrever um romance para adultos, um livro infantil, uma revista em quadrinhos, um filme, gravar um audiobook, escrever um episódio de Dr. Who… e assim por diante. Eu não tive uma carreira. Eu simplesmente fui fazendo a próxima coisa da lista.

Então pensei em contar para vocês tudo que eu gostaria de saber de saída, e algumas coisas que, olhando para trás pra isso, suponho que eu sabia. E também em dar o melhor conselho que já recebi, o qual falhei completamente em seguir.

O primeiro de todos: quando você começa em uma carreira nas artes você não tem ideia do que está fazendo.

Isso é ótimo. As pessoas que sabem o que estão fazendo conhecem as regras, e sabem o que é possível e o que é impossível. Vocês não. E vocês não devem. As regras sobre o que é possível e impossível nas artes foram feitas por pessoas que não tinham testado os limites do possível indo além deles. E vocês podem.

Se vocês não sabem que é impossível é mais fácil fazer. E porque ninguém fez antes, não inventaram regras para evitar que alguém faça de novo, ainda.

Em segundo, se você tem uma ideia do que você quer fazer, sobre o que você foi colocado aqui para fazer, então simplesmente vá e faça aquilo.

E isso é muito mais difícil do que parece e, algumas vezes, no fim, muito mais fácil do que você poderia imaginar.

Porque normalmente, há coisas que você precisa fazer antes de que você possa chegar aonde quer estar. Eu queria escrever quadrinhos e romances e histórias e filmes, então me tornei um jornalista, porque jornalistas têm permissão para fazer perguntas, e para simplesmente ir adiante e descobrir como o mundo funciona, e, além disso, para fazer essas coisas eu precisaria escrever e escrever bem, e eu estava sendo pago para aprender como escrever economicamente, claramente, às vezes em condições adversas, e em tempo.

Algumas vezes o caminho para fazer o que você espera fazer estará claramente delineado; e às vezes será quase impossível decidir se você estará ou não fazendo a coisa certa, porque você terá de balancear suas metas e esperanças, e alimentar-se, pagar as contas, encontrar trabalho, e se adequar ao que pode encontrar.

Uma coisa que funcionou para mim foi imaginar que onde eu gostaria de estar – um autor, principalmente de ficção, fazendo bons livros, fazendo bons quadrinhos e me mantendo através de minhas palavras – era uma montanha. Uma montanha distante. Minha meta.

E eu sabia que enquanto eu me mantivesse andando em direção à montanha eu estaria bem. E quando eu verdadeiramente não estava certo acerca do que fazer, eu podia parar, e pensar se aquilo estava me levando em direção à montanha ou me afastando dela. Eu disse não para trabalhos editoriais em revistas, trabalhos adequados que teriam pago um dinheiro respeitável porque eu sabia que, por mais atrativos que fossem, para mim eles estariam me deixando mais distante da montanha. E se essas ofertas tivessem aparecido mais cedo talvez as tivesse aceito, porque elas ainda me deixariam mais perto da montanha do que eu estava à época.

Eu aprendi a escrever escrevendo. Eu tendia a fazer qualquer coisa conquanto que parecesse uma aventura, e a parar de fazê-la quando parecia trabalho, o que significou que a vida não se parecia com trabalho.

Em terceiro lugar, quando você começa, você precisa lidar com os problemas do fracasso. Vocês precisam ser osso duro de roer, precisam aprender que nem todo projeto sobreviverá. Uma vida como freelancer, uma vida nas artes, é muitas vezes como colocar mensagens em garrafas, em uma ilha deserta, e esperar que alguém encontre uma de suas garrafas, e a abra, leia, e coloque algo em outra garrafa que fará seu caminho de volta até você: apreço, ou uma encomenda, dinheiro, ou amor. E vocês têm de aceitar que vocês poderão lançar uma centena de coisas para cada garrafa que aparecerá retornando.

Os problemas do fracasso são problemas de desencorajamento, de desespero, de ansiedade. Você deseja que tudo aconteça e você quer que as coisas aconteçam agora, e as coisas dão errado. Meu primeiro livro – uma peça de jornalismo que tinha feito pelo dinheiro, e que já tinha me comprado uma máquina de escrever eletrônica do adiantamento – deveria ter sido um bestseller. Deveria ter me pagado muito dinheiro. Se a editora não tivesse involuntariamente ido à bancarrota entre a primeira impressão se esgotar e a segunda sair, e antes que quaisquer direitos pudessem ser pagos, ele teria me dado muito dinheiro.

E eu dei de ombros, e eu ainda minha máquina de escrever eletrônica e dinheiro o bastante para pagar o aluguel por um par de meses, e decidi que eu faria o meu melhor para no futuro não escrever livros apenas pelo dinheiro. Se você não ganha o dinheiro, então você não tem nada. Se eu fizesse um trabalho do qual me orgulhasse, e não ganhasse a grana, ao menos eu teria o trabalho.

De vez em quando, eu esqueço essa regra, e sempre que o faço, o universo me bate com força e me relembra dela.

Eu não sei se isso é um problema para mais alguém além de mim, mas é verdade que nada que eu fiz na qual a única razão para fazê-lo fosse o dinheiro jamais valeu a pena, exceto como amarga experiência. Normalmente nunca dei o trabalho por encerrado ao receber o dinheiro, por outro lado. As coisas que fiz porque estava empolgado, e queria vê-las existirem na realidade, nunca me decepcionaram, e eu nunca me arrependi do tempo gasto com nenhuma delas.

Os problemas do fracasso são difíceis.

Os problemas do sucesso podem ser ainda mais difíceis, porque ninguém lhes avisa sobre eles.

O primeiro problema de qualquer tipo de sucesso limitado é a convicção inabalável de que você está fugindo com algo, e de que a qualquer momento irão descobri-lo. É a Síndrome do Impostor, algo que minha esposa Amanda batizou de Polícia da Fraude.

Em meu caso, eu estava convencido de que haveria uma batida na porta, e um homem com uma prancheta (não sei por que ele carregava uma prancheta, em minha cabeça, mas ele carregava) estaria lá, para me dizer que estava tudo acabado, e eles me pegariam e agora eu teria de ir e conseguir um trabalho de verdade, algum que não consistisse de inventar coisas e escrevê-las, e ler livros que eu quisesse ler. E então eu partiria silenciosamente e pegaria o tipo de trabalho no qual você não tem de inventar mais coisas.

Os problemas do sucesso. Eles são reais, e com sorte vocês irão experienciá-los. O ponto em que você para de dizer sim pra tudo, porque agora as garrafas que você lança ao oceano estão todas voltando, e você precisa aprender a dizer não.

Eu observei meus pares, e meus amigos, e aqueles que eram mais velhos que eu e observei quão infelizes alguns deles se sentiam: eu os ouvi contar pra mim que eles não podiam encarar um mundo no qual eles não podiam mais fazer o que sempre quiseram fazer, porque agora eles tinham de ganhar uma certa quantidade de grana todo mês apenas para se manter onde estavam. Eles não podiam ir e fazer as coisas que importavam, e que realmente queriam fazer; e isso me pareceu uma tragédia tão grande quanto qualquer problema de fracasso.

E depois disso, o maior problema do sucesso é que o mundo conspira para que você pare de fazer o que você faz, porque você é famoso. Houve um dia em que olhei e me dei conta de que eu tinha me tornado alguém que profissionalmente respondia a e-mails, e escrevia como um hobby. Eu comecei a responder menos e-mails, e fiquei aliviado por perceber que estava escrevendo muito mais.

Em quarto, eu espero que vocês cometam erros. Se vocês estão cometendo erros, significa que vocês estão por aí fazendo algo. E os erros em si podem ser úteis. Uma vez escrevi Caroline errado, em uma carta, trocando o A e o O, e eu pensei, “Coraline parece um nome real…”

E lembrem-se que não importa a área em que estejam, se você é um músico ou um fotógrafo, um artista fino ou um cartunista, um escritor, um dançarino, um designer, o que quer que você faça, vocês têm algo que é único. Vocês têm a habilidade de fazer arte.

E para mim, e para muitas das pessoas que conheci, isso tem sido um salva-vidas. O salva-vidas definitivo. Ele lhe leva através dos bons momentos e pelos outros.

A vida as vezes é dura. As coisas dão errado, na vida e no amor e nos negócios e nas amizades e na saúde e em todos os outros modos que a vida pode dar errado. E quando as coisas ficam difíceis, isso é o que vocês devem fazer.

Façam boa arte.

Eu estou falando sério. O marido fugiu com uma política(o)? Faça boa arte. Perna esmagada e depois devorada por uma jibóia mutante? Faça boa arte. IR te rastreando? Faça boa arte. Gato explodiu? Faça boa arte. Alguém na internet pensa que o que você faz é estúpido ou mau ou já foi feito antes? Faça boa arte. Provavelmente as coisas se resolverão de algum modo, e eventualmente o tempo levará a dor mais aguda, mas isso não importa. Faça apenas o que você faz de melhor. Faça boa arte.

Faça-a nos dias bons também.

E, em quinto: enquanto estiverem nisso, façam a sua arte. Façam as coisas que só vocês podem fazer.

O impulso, começando, é copiar. E isso não é uma coisa ruim. A maioria de nós só descobre nossas próprias vozes depois de termos soado como um monte de outras pessoas. Mas uma coisa que você tem que ninguém mais tem é você. Sua voz, sua mente, sua estória, sua visão. Então escreva e desenhe e construa e toque e dance e viva como só você pode viver.

No momento em que você sentir que, possibilidade, você está andando na rua nu, expondo muito de seu coração e de sua mente e do que existe em seu interior, mostrando demais de si mesmo. Esse é o momento em que você pode estar começando a acertar.

As coisas que fiz que mais funcionaram foram as coisas das quais menos estava certo, as estórias as quais eu tinha certeza de que ou funcionariam, ou, mais provavelmente, seriam o tipo de fracasso embaraçoso que as pessoas se juntam para falar a respeito até o fim dos tempos. Elas sempre tiveram isso em comum: olhando para em retrospectiva para elas, as pessoas explicam porque foram sucessos inevitáveis. Enquanto as estava fazendo, eu não tinha ideia.

E ainda não tenho. E onde estaria a graça de fazer alguma coisa que você soubesse que iria funcionar?

E às vezes as coisas que fiz realmente não funcionaram. Há estórias minhas que nunca foram reimpressas. Algumas delas nunca sequer saíram da casa. Mas eu aprendi com elas tanto quando aprendi com as coisas que funcionaram.

Sexto. Eu passarei algum conhecimento secreto de freelancer. Conhecimento secreto é sempre bom. E é útil para qualquer um que alguma vez já planejou criar arte para outras pessoas, em entrar em um mundo de freelance de qualquer tipo. Eu aprendi isso com os quadrinhos, mas se aplica a outros campos também. E é isto:

As pessoas são contratadas porque, de algum modo, elas são contratadas. Em meu caso eu fiz algo que atualmente seria fácil de checar, e me colocaria em problemas, e quando eu comecei, naqueles dias pré-internet, parecia uma estratégia de carreira sensata: quando editores me perguntavam para quem eu já tinha trabalhado, eu mentia. Eu listei uma série de revistas que soavam razoáveis, e soei confiante, e consegui os empregos. Então transformei em uma questão de honra conseguir escrever algo para cada uma das revistas que eu listei para conseguir aquele primeiro emprego, de modo que eu não menti de fato, só fui cronologicamente desafiado… Você começa a trabalhar por qualquer maneira que comece a trabalhar.

As pessoas se matêm trabalhando, em um mundo de freelances, e mais e mais do mundo de hoje é freelance, porque seu trabalho é bom, e porque são fáceis de conviver, e porque elas entregam o trabalho em tempo. E você nem precisa de todos os três. Dois em três está bem. As pessoas irão tolerar quão desagradável você é se seu trabalho for bom e você o entregar no prazo. Elas perdoarão o atraso do trabalho se ele for bom, e elas gostarem de você. E você não precisa ser tão bom quanto os outros se você é pontual e é sempre um prazer ouvi-lo(a).

Quando concordei em fazer este discurso, eu comecei tentando pensar em qual tinha sido o melhor conselho que já tinha recebido ao longo dos anos.

E ele veio do Stephen King, há vinte anos atrás, no auge do sucesso de Sandman. Eu estava escrevendo um quadrinho que as pessoas amavam e estavam levando a sério. King gostara de Sandman e de meu romance com Terry Pratchett, Belas Maldições (Good Omens), e ele viu a loucura, as longas filas de autógrafos, tudo aquilo, e seu conselho foi esse:

“Isso é realmente ótimo. Você deveria apreciar isso.”

E eu não aproveitei. O melhor conselho que já recebi que ignorei. Ao invés disso, eu me preocupei com aquilo. Eu me preocupei com o próximo prazo, a próxima ideia, a próxima estória. Não houve um momento nos próximos quatorze ou quinze anos em que não estivesse escrevendo algo em minha cabeça, ou imaginando a respeito. E eu não parei e olhei em redor e pensei, isso é realmente divertido. Eu queria ter aproveitado mais. Tem sido uma caminhada incrível. Mas houve partes da trilha que eu perdi, porque estava muito preocupado em as coisas darem errado, sobre o que viria depois, para apreciar a parte em que estava.

Essa foi a lição mais difícil pra mim, eu acho: relaxar e curtir a caminhada, porque a jornada o leva a alguns lugares memoráveis e inesperados.

E aqui, nesta plataforma, hoje, é um destes lugares. (E eu estou curtindo isso imensamente.)

Para todos os graduandos de hoje: eu desejo a vocês sorte. Sorte é útil. Frequentemente vocês descobrirão que quanto mais duro vocês trabalharem, e mais sabiamente, mais sortudos vocês serão. Mas existe sorte, e ela ajuda.

Nós estamos em um mundo em transição neste momento, se vocês estão em qualquer campo artístico, porque a natureza da distribuição está mudando, os modelos pelos quais os criadores entregavam seu trabalho ao mundo, e conseguiam manter um teto sobre suas cabeças e comprar alguns sanduíches enquanto faziam isso, estão todos mudando. Eu falei com pessoas do topo da cadeia alimentar em publicações, vendas de livros, em todas essas áreas, e ninguém sabe com o que a paisagem se parecerá daqui a dois anos, que dirá daqui a uma decada. Os canais de distribuição que as pessoas construíram ao longo do último século ou mais estão contínua mudança, para os impressos, para artistas visuais, para músicos, para pessoas criativas de todos os tipos.

O que é, por um lado, intimidante e, por outro, imensamente libertador. As regras, as suposições, os agora nós devemos fazer de como você consegue expor seu trabalho, e o que você faz a seguir, estão ruindo. Os porteiros estão deixando seus portões. Vocês podem ser tão criativos quanto precisarem para conseguir visibilidade para seus trabalhos. YouTube e a web (e o que quer que venha depois do YouTube e da web) podem dar a vocês mais pessoas de audiência do que a televisão jamais deu. As velhas regras estão desmoronando e ninguém sabe quais são as novas regras.

Então inventem suas próprias regras.

Alguém recentemente me perguntou como fazer alguma coisa que ela achava que seria difícil, em seu caso, gravar um audiobook, e eu sugeri que ela fingisse que ela era alguém que poderia fazê-lo. Não fingir fazê-lo, mas fingir que era alguém que podia fazer. Ela colocou uma nota para este efeito na parede do estúdio, e disse que isso ajudou.

Então sejam sábios, porque o mundo necessita de mais sabedoria, e se vocês não puderem ser sábios, finjam ser alguém que é sábio, e então apenas se comportem como eles se comportariam.

E agora vão, e cometam erros interessantes, cometam erros maravilhosos, façam erros gloriosos e fantásticos. Quebrem regras. Façam do mundo um lugar mais interessante por vocês estarem aqui. Façam boa arte.

Aqui a versão original em inglês.

sandman 2, a missão

que bonitas são as capas das novas edições de , da pixel. pra mim que acompanho as edições luxuosas da conrad (nem por isso melhores, diga-se), não vale muito a pena comprar essas. a ressalva, apesar das novas cores é o formato menor.

esse volume dois do primeiro arco já já chega às livrarias, diz o cassius.

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