Revista O Grito!

Jazz Metal — Por Paulo Floro

Tag: ProtestoHQ

Alan Moore deseja o melhor para os protestos no Brasil

Divulgação

Divulgação

Depois do desenhista foi a vez de , autor de , comentar os protestos no Brasil. O UOL entrou em contato com o autor. “Desejo o melhor para os protestos no Brasil. Acho que o que estão fazendo é maravilhoso e espero que isso progrida para uma vitória. Mas a HQ não é a forma que eu me conecto com esses protestos”, disse ele, por telefone.

Alan Moore se inspirou em Guy Fawkes, um revolucionário inglês que tentou derrubar o governo britânico em 1605. Na HQ V de Vingança, o personagem V usa uma máscara inspirada em Fawkes. Moore credita a Lloyd a ideia das imagens usadas na obra. Hoje o desenhista detém os direitos de todo o merchandising das máscaras usadas nos protestos e também dos direitos autorais da adaptação para os cinemas feita por James McTeigue.

Leia a entrevista completa no UOL e aqui o desenho que Lloyd fez exclusivamente para os protestos no Brasil.

David Lloyd, desenhista de V de Vingança, comenta protestos no Brasil

v-for-brasil

Depois de diversos quadrinistas brasileiros manifestarem sua opinião sobre as manifestações que acontecem pelo Brasil, o desenhista inglês acaba de dar sua contribuição. Ele é, ninguém menos, que o artista da HQ e responsável por popularizar a máscara de Guy Fawkes, usada em protestos por todo o mundo.

A máscara é usada pelo personagem V como uma inspiração em Guy Fawkes, revolucionário inglês que foi preso em 1605 após uma tentativa de atentado ao Parlamento inglês. Escrita por entre 1982 e 1985, a HQ tornou-se um dos maiores sucessos do selo Vertigo da DC Comics depois de sair originalmente na revista inglesa Warrior. Ganhou uma versão cinematográfica em 2006, dirigida por James McTeigue. Desde 2008, vem sendo usada também pelo grupo hacker Anonymous e em diversos protestos pelo mundo.

O paraibano Januncio Neto, do blog StudioMadeInPB entrou em contato com o autor pedindo uma contribuição sobre os protestos. Ele então enviou um desenho da máscara de Guy Fawkes com a inscrição em português “Isto não é por 20 centavos, é por direitos”. No blog há até uma entrevista com o artista. “Como um mero criador da imagem, não tenho certeza que meu apoio será de grande ajuda, mesmo eu tendo muita simpatia, é claro, pelo ”, disse, bem humilde. Veja mais desenhos sobre os protestos.

Foto Reprodução via PRWEB.com

Foto Reprodução via PRWEB.com

Rafael Grampá e Rafael Coutinho sobre os protestos

protestos_rafaelcoutinho

Dois dos mais importantes quadrinistas brasileiros, e também deram suas contribuições sobre os recentes protestos que acontecem no Brasil com desenhos. [Via UHQ]

Reunimos aqui diversos quadrinistas nacionais comentando o assunto.

protestos_rafaelgrampa

Os protestos hoje, por Chiquinha

chiquinha

Depois que tudo perdeu o rumo, ficamos com essa HQ de Chiquinha.

Foda-se a Fifa, por Allan Sieber

copa_STENCIL_web

criou o stêncil acima para quem quiser vestir essa crítica bem direta à Fifa. Para baixar em boa qualidade aqui.

A grande ficha, uma hora ela cai, por Laerte

Mundo Monstro

A grande ficha de Laerte. Agora, acho que ela caiu.

Brutalidade policial, por Adão Iturrusgarai

adao

postou esse cartum que ele fez anos atrás para falar da imigração na França. Mas, como deixou bem claro, é bem atual.

Estamos juntando todos os manifestos de quadrinistas nesse post.

Cadê os artistas, pergunta Allan Sieber

Allan Sieber no Twitter estranhando tanto silêncio por parte dos artistas depois de toda a violência policial nos protestos em SP.

Protestos em SP, por Didi Helene

alckmin

, do blog Um Dia Ainda Viro Cartunista postou dois desenhos ótimos sobre os protestos recentes em SP e o modo como os políticos estão tratando tudo isso. Tem até Alckmin fazendo a Maria Antonieta.

croco

A truculência da PM contra jovens, por DW Ribatski

slide-3-638

O quadrinista foi mais uma a se manifestar contra a violência policial nos protestos que acontecem pelo país. Ele lançou no ano passado a HQ Como Na Quinta Série, que conta história de um jovem contra a truculência da PM.

Aproveitando o momento histórico, a editora Balão Editorial e o artista decidiram disponibilizar a obra para leitura na íntegra. Veja o que eles escreveram.

Em virtude dos eventos nas manifestações de ontem (13 de junho de 2013) por todo o Brasil, violentamente reprimidas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, entre outras cidades, autor e editora decidiram colocar a obra no ar para leitura online grátis, pois achamos que sua leitura é mais uma contribuição para a discussão do que está acontecendo no país.

Coincidentemente a violência policial explode no Brasil nesse momento e a HQ nunca foi tão relevante quanto agora.

Como missão da editora, estabelecemos que editaríamos obras relevantes para os nossos leitores, que fizessem diferença. Em virtude disso, acreditamos que estar no debate é essencial. Vamos conversar sobre nossos sonhos?

Violência policial nos protestos em SP, por Rafael Albuquerque

rafae

Mais um quadrinista brasileiro se manifestou sobre a violência da polícia nos protestos em São Paulo. Vou colecionar todos por aqui. Este daqui foi feito por Rafael Albuquerque ().

SP13J: Prendam, é vinagre!

vinagre

, na sua tira Um Sábado Qualquer, fazendo referência aos protestos de ontem em São Paulo e a violência dos policiais.

Jazz Metal é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2020