Revista O Grito!

Jazz Metal — Por Paulo Floro

Tag: Protesto

Alan Moore deseja o melhor para os protestos no Brasil

Divulgação

Divulgação

Depois do desenhista David Lloyd foi a vez de , autor de , comentar os protestos no Brasil. O UOL entrou em contato com o autor. “Desejo o melhor para os protestos no Brasil. Acho que o que estão fazendo é maravilhoso e espero que isso progrida para uma vitória. Mas a HQ não é a forma que eu me conecto com esses protestos”, disse ele, por telefone.

Alan Moore se inspirou em Guy Fawkes, um revolucionário inglês que tentou derrubar o governo britânico em 1605. Na HQ V de Vingança, o personagem V usa uma máscara inspirada em Fawkes. Moore credita a Lloyd a ideia das imagens usadas na obra. Hoje o desenhista detém os direitos de todo o merchandising das máscaras usadas nos protestos e também dos direitos autorais da adaptação para os cinemas feita por James McTeigue.

Leia a entrevista completa no UOL e aqui o desenho que Lloyd fez exclusivamente para os protestos no Brasil.

Rafael Grampá e Rafael Coutinho sobre os protestos

protestos_rafaelcoutinho

Dois dos mais importantes quadrinistas brasileiros, e também deram suas contribuições sobre os recentes protestos que acontecem no Brasil com desenhos. [Via UHQ]

Reunimos aqui diversos quadrinistas nacionais comentando o assunto.

protestos_rafaelgrampa

Os protestos hoje, por Chiquinha

chiquinha

Depois que tudo perdeu o rumo, ficamos com essa HQ de Chiquinha.

Foda-se a Fifa, por Allan Sieber

copa_STENCIL_web

criou o stêncil acima para quem quiser vestir essa crítica bem direta à Fifa. Para baixar em boa qualidade aqui.

Super-heróis nos protestos pelo Brasil

proteso2

Um lado mais lúdico, mas ainda assim bastante representativo do momento atual: super-heróis participam dos protestos que acontecem em todo o Brasil. Tem mais no Poder e Responsabilidade.

protesto

tumblr_moiizyei9P1sw07g1o1_1280

herois3

A grande ficha, uma hora ela cai, por Laerte

Mundo Monstro

A grande ficha de Laerte. Agora, acho que ela caiu.

Cadê os artistas, pergunta Allan Sieber

Allan Sieber no Twitter estranhando tanto silêncio por parte dos artistas depois de toda a violência policial nos protestos em SP.

Protestos em SP, por Didi Helene

alckmin

, do blog Um Dia Ainda Viro Cartunista postou dois desenhos ótimos sobre os protestos recentes em SP e o modo como os políticos estão tratando tudo isso. Tem até Alckmin fazendo a Maria Antonieta.

croco

A truculência da PM contra jovens, por DW Ribatski

slide-3-638

O quadrinista foi mais uma a se manifestar contra a violência policial nos protestos que acontecem pelo país. Ele lançou no ano passado a HQ Como Na Quinta Série, que conta história de um jovem contra a truculência da PM.

Aproveitando o momento histórico, a editora Balão Editorial e o artista decidiram disponibilizar a obra para leitura na íntegra. Veja o que eles escreveram.

Em virtude dos eventos nas manifestações de ontem (13 de junho de 2013) por todo o Brasil, violentamente reprimidas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, entre outras cidades, autor e editora decidiram colocar a obra no ar para leitura online grátis, pois achamos que sua leitura é mais uma contribuição para a discussão do que está acontecendo no país.

Coincidentemente a violência policial explode no Brasil nesse momento e a HQ nunca foi tão relevante quanto agora.

Como missão da editora, estabelecemos que editaríamos obras relevantes para os nossos leitores, que fizessem diferença. Em virtude disso, acreditamos que estar no debate é essencial. Vamos conversar sobre nossos sonhos?

Jazz Metal é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2020