Revista O Grito!

Jazz Metal — Por Paulo Floro

Tag: Mickey

Contra a estagnação, Mickey retorna repaginado

031213_FS_MickeyMouseDisneyChannel_1

O nome de é automaticamente ligado à , que por sua vez é relacionada a um universo mágico, eterno, grandioso, que movimenta merchandising em todo o mundo. É provável que muitas crianças dos dias de hoje conheçam os personagens, como Mickey, Margarida, etc, através de produtos, do que propriamente pelos quadrinhos e desenhos animados. Isso pode mudar com a anunciada reformulação de Mickey para o século 21.

O rato, criação mais famosa de , ganhou novo traço nas mãos de Paul Rudish, animador conhecido pelo seu trabalho no Laboratório de Dexter e Meninas Super-Poderosas. A primeira animação, “Croissant de Triomphe”, passada em Paris, foi lançada semana passada.

croissant-de-triomphe-disney-594x333

O personagem agora está mais dinâmico e menos rebuscado. E voltou às origens: sem camisa, uma bermuda vermelha, sapatos amarelos e mais magro. Sai de cena o Mickey detetive, trabalhador ou qualquer outra persona que já tenha tido. O novo desenho pega referência dos filmes da Disney nos anos 30 e 40 e adiciona elementos modernos.

Esta primeira série de animações dará uma volta ao mundo, passando por Pequim, Nova York, Tóquio, Veneza, entre outras cidades. A primeira foi Paris. O visual tem como objetivo vender o rato para uma audiência mais esperta, e pela qualidade deste primeiro vídeo, podemos esperar coisas boas. As 19 animações serão exibidas pela Disney Channel ao longo do ano, mas ainda não têm previsão de chegar ao Brasil.

Mickey completa 60 anos de publicação no Brasil (mas sua editora nem liga pra isso)

O personagem , talvez o mais famoso da , alcançou 60 anos de publicação no Brasil. Como bem pontua o Planeta Gibi, essa marca foi esquecida pela editora Abril, que publica mensalmente seu gibi, que chega ao número 841. Não há nenhuma menção ao fato na revista que chega às bancas.

Cercado de polêmica, o rato já foi acusado de racista e imperialista, e hoje é mais um ícone da cultura pop do que propriamente um personagem de sucesso (se formos comparar com casos de sucesso de público). Com histórias centradas em aventuras de detetive, a revista Mickey está entre as maiores circulações do País, com cerca de 250 mil exemplares/mês.

Curiosamente, o primeiro número, de outubro de 1952 não veio sem nenhuma história do personagem. Aqui, clássicos de Mickey no Brasil.

Jazz Metal é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2020