Revista O Grito!

Jazz Metal — Por Paulo Floro

Tag: MAD

Al Feldstein, lendário editor da MAD, morre aos 88 anos

Feldstein-Weird-SF-cvr

um dos nomes mais importantes para a indústria dos quadrinhos, morreu aos 88 anos, no último dia 29 de abril, em sua casa em Livingston, Montana, nos EUA. As causas da morte não foram divulgadas.

Al foi escritor, artista e editor. Ao lado de William M. Gaines, ele provocou uma revolução cultural ao popularizar títulos da editora EC Comics, uma das mais prolíficas do início do século passado. A companhia fazia uma enorme sucesso desde os meados dos anos 1940 até 1954, quando o livro A Sedução do Inocente, de Fredric Wertham, fez pressão sob títulos da EC, como “Weird Science Fantasy” e outros gibis de terror, acusando-os de incentivar a “deliquência juvenil”. Eram um alvo fácil.

al-feldstein-300x257Mas Al ainda foi responsável por outro marco histórico dos quadrinhos. Foi ele quem editou a famosa revista , do cartunista Harvey Kurztman, por 28 anos, transformando o título em um dos maiores nomes da cultura pop até hoje. O publisher Gaines confiou a Al o comando do título, o que se tornou uma das mais acertadas decisões editoriais dos quadrinhos até hoje.

Feldstein nasceu em outubro de 1925 em Brooklyn, em Nova York, nos EUA e começou a trabalhar com quadrinhos aos 15 anos, no estúdio de Will Eisner. O The Comics Journal fez um belo obituário sobre ele, vale a pena ler.

Maldade: Queda do menino cauã

Os caras da não perdoam.

Jazz Metal é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2020