Revista O Grito!

Jazz Metal — Por Paulo Floro

Tag: Adão Iturrusgarai

Brutalidade policial, por Adão Iturrusgarai

adao

postou esse cartum que ele fez anos atrás para falar da imigração na França. Mas, como deixou bem claro, é bem atual.

Estamos juntando todos os manifestos de quadrinistas nesse post.

Rocky e Hudson: Cowboys gays de Adão ganham edição em inglês

rockyhudson

A tira , que mostra os cowboys gays de , acaba de ganhar uma versão em inglês pela editora KettleDrummer Books. A obra sai no início de maio nos EUA e já pode ser comprada pela Amazon.

O prefácio é do cartunista argentino Liniers, que lembra que Brokeback Mountain não foi o primeiro a mostrar dois cowboys gays aprontando no Velho Oeste. Rocky e Hudson apareceram pela primeira vez em 1991 na Folha de S. Paulo. O livro de capa dura custa 15 dólares.

O próprio Adão postou fotos da HQ.

rhudson-ingles-shelton

rhudson-ingles-liniers

Cartunistas da Folha fazem beijaço contra Marco Feliciano

beijaco-angeli-laerte-adao-sieber-caco-594x791

Os cartunistas da Folha de S. Paulo organizaram um beijaço coletivo contra o deputado Marco Feliciano. Nunca vi uma iniciativa parecida nos quadrinhos nacionais. , , , , André Dahmer e participaram. Vou correr para comprar a edição impressa, que isso é histórico.

Foi Laerte que teve a ideia e pediu aos colegas cartunistas. [Via Folha]

Como sempre vencer uma discussão, por Adão

discussao2

, sempre gênio em seus lifehacks.

Stan-up comedy divino

No Adão.

Caretice derrubou Aline da TV

A Rede Globo decidiu antecipar o final da minissérie baseada na minha personagem. Conheço algumas pessoas da equipe. Estão arrasados. Primeiro saiu na imprensa que o problema era o Ibope baixo. Mas logo depois descobriram que o buraco era mais embaixo. A série incomodava alguns setores mais conservadores da Globo. Enfim… liberdade sexual continua sendo um problema… Pessoas resolvidas e felizes incomodam a mídia e a sociedade.

O cartunista Adão lamentou o fim da série Aline, da TV Globo. Não era muito fã do seriado, acho que erraram a mão no tom humorístico adolescente. A própria atriz principal, Maria Flor, estava muito bem no papel de , que era feliz vivendo com seus dois namorados. E essa ideia principal da tira sendo aproveitada na TV era muito interessante de ver. Típica série que você pensa: “isso realmente está passando na Globo”, o cancelamento trouxe críticas ao conservadorismo e caretice da Rede Globo.

Maurício Stycer, crítico do UOL, também comentou na edição deste sábado na Folha de S. Paulo.

Não que fosse um programa revolucionário, mas era um raro ponto fora da curva em uma grade previsível e conservadora.

Fato pouco comum, a série foi criada a partir de matéria-prima brasileira -a tirinha debochada assinada por e publicada na Folha – e não por “inspiração” ou imitação de seriados americanos.
A história da menina com dois namorados, vários amantes e hábitos nada ortodoxos sofreu forte desidratação ao chegar à televisão, mas mesmo assim conseguiu transmitir um raro frescor.
Um dos achados foi a escolha da solar Maria Flor para ser a protagonista. Mais importante ainda foi o tom encontrado para narrar a saga.

Na TV, o trio formado por Aline, Otto e Pedro ganhou um registro mais infantil e bem-humorado, mas não menos ousado e fora dos padrões do que o visto nas tirinhas. Foi a forma encontrada, creio, para tornar o programa aceitável, ainda que no fim de noite, a um público potencialmente mais conservador e menos informado.

Homem-Legenda nas eleições

Criação de , o Homem-Legenda marcou presença na cobertura das eleições na Folha de S. Paulo. O blog do autor tem mais desse personagem.

Se o crime é santo…

Para um papa que diz que as acusações são “fofoca e intriga”, a pedofilia na Igreja Católica tem que ser tratada sem nenhuma delicadeza, como fez o .

Tô numa vibe Sinead O’Connor.

Enfia o dinheiro no…

Adão Iturrusgarai, zero de delicadeza, metendo dedo na ferida do Mensalão do DEM.

Uma tira – Adão Iturrusgarai

Ontem eu e o Sergio Costa discutíamos sobre vinho e este quadrinho reflete bem o que eu pensava sobre o assunto tempos atrás.

Essa tira do Adão foi publicada hoje na Folha de S. Paulo, mas séculos que leio as tirinhas apenas por esse blog.

Jazz Metal é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2020