Obra de Daaniel Araújo. (Divulgação).

Os seis artistas do projeto Vitrocerâmicos: pesquisaartística (Chico Ludermir, Daaniel Araújo, Hassan Santos, João Lin, Joelson Gomes e Nando ZV) se encontram no Museu Murillo La Greca neste sábado (6) para compartilhar experiências sobre os processos criativos, os materiais, as técnicas possíveis em vitrocerâmicos e os desafios de uma pesquisa artística que durou três meses nos ambientes de uma fábrica de vitrocerâmicos no Recife.

Durante o bate-papo, o catálogo da exposição será lançado e distribuído gratuitamente ao público.

A exposição coletiva permanece aberta ao público até o dia 26 de maio. “Foram vários os desafios vividos durante o processo de criação das obras, sendo um dos principais conseguir prever o resultado do trabalho, já que o calor do forno distorce as formas das cores no vidro. Vamos conversar sobre conseguimos, de certa forma, lidar com esses desafios”, conta o artista Hassan Santos, também idealizador do projeto.

Na exposição, o artista Hassan Santos apresenta o trabalho Esquemas, em que expõe gráficos feitos em superfícies de vitrocerâmico e outras peças abstratas. O fotógrafo e artista Chico Ludermir mostra uma série de fotografias impressas em azulejos que investiga as superfícies vivas dos corpos, resultado do estudo Revestimentos. O ilustrador João Lin, que levou ao forno materiais descartados na fábrica por erros de produção, mostra obras nas quais, em pedaços de azulejos quebrados, são sobrescritos à mão livre desenhos de corações.

O artista Joelson Gomes também marca presença no projeto com uma série de aplicação da imagem de um pássaro em peças de azulejos revestidas e o artista Daaniel Araújo leva as pinturas com temas políticos e cotidianos impressas em azulejos. Já o ilustrador, grafiteiro e tatuador Nando Zevê apresenta a sua série de tons vivos intitulada Peixe fora d’água, que já foi explorada em adesivos, lambe-lambes e grafites no cenário impessoal e padronizado do Recife.

Os endereços do projeto (com todas as imagens dos artistas participantes) são projetovitroceramicos.hotglue.mee vitroceramicos.com.br.

Sem mais artigos