A compositora Chaya Czernowin. (Foto: Divulgação).

A compositora israelense Chaya Czernowin. (Foto: Divulgação).

O Virtuosi Século XXI começa neste final de semana e é mais uma ramificação do famoso festival de música clássica que acontece todos os anos em Pernambuco. A proposta aqui é apresentar novidades da música contemporânea com curadoria do compositor paraibano Marcílio Onofre e direção artística de Rafael Garcia e Ana Lúcia Altino (fundadores do )

Neste ano, o festival homenageia a compositora Marisa Rezende e traz grandes compositoras brasileiras e estrangeiras. A compositora Chaya Czernowin (Israel/EUA) vai ministrar duas oficinas de composição além de duas masterclasses para os jovens autores que tiverem obras selecionadas para trabalharem em aulas individuais com os convidados.

Ainda participam como palestrantes Jocy de Oliveira (SP), Vania Dantas Leite (RJ), Ilza Nogueira (PB), Heather Dea Jennings (EUA/RN) e a própria Marisa Rezende (RJ).

A programação do evento está dividida em três segmentos: Mostra de música contemporânea; Série de Encontros entre compositores e comunidade em geral e Masterclasses. A mostra de música contemporânea compreende três concertos com a participação do duo formado pela flautista norte-americana residente na Alemanha Camilla Hoitenga e o pianista estoniano Taavi Kerikmäe; o Grupo Camará da Universidade Federal da Bahia, a Pocket Ópera “SOLO” de Jocy de Oliveira com participação da soprano e atriz Gabriela Geluda e o The Penderecki String Quartet.

Os concertos serão realizados nos dias 24, 25 e 26 de outubro sempre às 19h30, com exceção do domingo 26 que também terá um concerto às 17h, com entrada franca no Teatro Eva Herz. Na programação dos concertos serão apresentadas obras dos compositores presentes no evento assim como de vários outros compositores. No dia 25, às 19h será o lançamento do livro de Jocy de Oliveira “Diálogo com Cartas”.

A série de encontros entre compositores e comunidade em geral acontece de 9h30 às 12h20 e das 14h às 15h20 no Teatro Eva Herz. As inscrições são gratuitas pelo site.

Sem mais artigos