DJ Dolores é um dos destaques da maratona. (Divulgação).

é um dos destaques da maratona. (Divulgação).

O festival inicia sua maratona musical nesta quinta (11), no Teatro de Santa Isabel.

O concerto de abertura intitulado STRAUSS, SMETANA & SCHUMANN vai reunir vários artistas nacionais e internacionais executando obras clássicas da música de câmara, trazendo Victor Asuncion ao piano, Leonardo Altino no cello, Paul Cortese na viola e os violinistas Yehezkel Yerushalmi, Yannos Margaziotis e Benjamin Sung,

A partir das 20h da sexta (12), o Teatro de Santa Isabel vai respirar música por 24h. É quando acontece a segunda edição do Virtuosi Pela Paz – Maratona BNDES Virtuosi, que integra a programação do festival este ano. A entrada é gratuita. Nesta sequência de apresentações, haverá espaço para diversas vertentes da música erudita com obras clássicas e contemporâneas e ainda um flerte ao jazz e à música eletrônica.

A programação traz ainda o trombonista sueco Christian Lindberg e o pianista filipino Victor Asuncion interpretando peças de Launy Gröndahl, John Cage, Lindberg e Schumann. Às 23h, o violinista Benjamin Schmid, considerado um dos maiores violinistas do mundo dos últimos 50 anos, faz um recital com obras de Bach, Eugene Ysaye e Paganini.

A partir da meia-noite, o excêntrico violinista romeno sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel acompanhado de seu grupo. O percussionista e DJ Dolores se encontram na programação às 01h da madrugada em uma apresentação marcada pelo improviso e mesclando bases eletrônicas com ritmos afrobrasileiros.

Roby Lakatos é o destaque internacional do ano. (Divulgação).

Roby Lakatos é o destaque internacional do ano. (Divulgação).

O grupo britânico Stringfever faz um show especial às 02h misturando em seu repertório obras consagradas de Vivaldi e Brahms com músicas do repertório pop mundial incluindo Beatles e Chuck Berry aos temas do personagem James Bond. Às 03h, o austríaco Benjamin Schmid retorna ao palco apresentando um show de jazz com homenagens a Django Reinhardt e Stephane Grappelli.

Um dos destaques da maratona acontece às 13h do sábado com o concerto especial da Orquestra Jovem de Pernambuco que terá como solista o pianista Artur Moreira Lima e obras de Tchaikowsky e Johan Strauss. Ao longo da tarde apresentam-se ainda os grupos Ensemble São Paulo, Unirio Metais, Duo Altino, Catalin Rotaru & Anastasia Zhivotovskaya e Mendelssohn Octeto.

A maratona se encerra às 20h do sábado (13) com a Orquestra Virtuosi apresentando o programa GULDA, KREISLER, ELLINGTON & LINDBERG. Este será um programa dedicado ao Jazz sinfônico, apresentando ainda duas peças de Duke Ellington (Prelúdio para um beijo e Caravan – arranjos de Michael Abene) com a participação especial do saxofonista Maestro Spok. O concerto ainda terá como solistas Leonardo Altino no cello, Benjamin Schmid no violino e o trombonista Christian Lindberg que apresenta uma peça de sua autoria no evento.

Encerramento
O festival se despede do Recife no domingo (14) com a Maratona Virtuosi BNDES de Piano com a presença dos pianistas russos Ilya Ramlav e Anastasia Zhivotovskaya. Considerado uma das maiores revelações da nova geração da música clássica, Ramlav foi solista à frente de orquestras como a de St. Petersburgo e realiza seu recital às 18h no Teatro de Santa Isabel, sendo seguido às 19h pela pianista russa Anastasia Zhivotovskaya, do Conservatório de Moscou.

Virtuosi 2014
Local: Teatro de Santa Isabel – Praça da República – Recife
Quinta (11) – 20h – “Strauss, Smetana & Schumann”
Sexta (12) – 20h – II Virtuosi Pela Paz – Maratona Virtuosi BNDES
Sábado (13) – 00h às 20h – II Virtuosi Pela Paz – Maratona Virtuosi BNDES
Domingo (14) – 17h – Maratona Virtuosi BNDES de Piano
Entrada Gratuita

Sem mais artigos