Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro, ganhou versão inclusiva na plataforma Vimeo On Demand. Agora o público com deficiência visual ou auditiva poderá ter acesso ao filme utilizando audiodescrição, Libras e closed caption. Para as duas versões, o aluguel custa US$ 1 e a compra US$ 3.

O filme estreou mundialmente na Competição Oficial do Festival de Cinema de Locarno de 2014 e saiu do evento com uma menção honrosa. Foi um dos longas pernambucanos mais premiados do ano passado.

Ventos de Agosto conta uma história de vida e morte tendo como cenário uma vila de pescadores do litoral brasileiro. Entre os personagens está Shirley (Dandara de Morais), uma jovem que adora rock e sonha em ser tatuadora, vinda de uma cidade movimentada para cuidar da avó idosa no povoado. Além de dirigir e cuidar da fotografia do filme, Gabriel Mascaro também interpreta um pesquisador de ventos que chega à cidade para registrar o som dos ventos alísios na região.

“Percebemos que ainda existe uma grande barreira para pessoas com deficiência visual e auditiva terem acesso ao cinema, não apenas salas comerciais, mas também opções como video on demand. Espero que distribuidores e exibidores, em parceria com produtores, possam trabalhar cada vez mais por essa inclusão.”, afirmou a produtora do filme, Rachel Ellis, por e-mail. Na última edição do festival de Brasília, o longa ganhou o prêmio Vagalume, entregue pelos integrantes do projeto Cinema para Cegos.

Veja o trailer:

Ventos de Agosto – Audiodescrição from Desvia on Vimeo.

Sem mais artigos