O MELHOR DO COQUETEL EM 2011
Como fizemos ano passado, escolhemos as atrações imperdíveis da edição deste ano. São bandas para ficar de olho, ou simplesmente, curtir uma apresentação histórica, como é o caso dos Racionais MCs. Os shows acontecem neste final de semana e ainda há ingressos à venda

Por Rafaella Soares
Da Revista O Grito!

10
MAQUINADO (PE)

Misturando várias referências, o caldo sonoro do Maquinado vai de hip hop ao dub, passando por muita influência brasileira. Um dos integrantes da Nação Zumbi, Lúcio Maia ainda toca no mesmo dia na Virada Cultura do Recife, no Marco Zero. Haja disposição. O projeto mais autoral do guitarrista deu a ele uma identidade sonora que antes era desconhecida até pelos fãs da Nação. Com seu show no teatro poderemos ouvir ainda mais de suas nuanças sonoras.

09
AFTER DA GOLARROLÊ NA SALA CINE (EUA)

Desta vez não temos uma banda entre o Top 10, mas sim uma série de festas. O coletivo Golarrolê se juntou ao Coquetel Molotov para promover o after-party dos shows no Centro de Convenções da UFPE. A pista será na Sala Cine, após o último show no teatro. Allana Marques, uma das cabeças do grupo, prometeu que todas as suas festas estarão por lá, juntas: Putz!, Brega Naite, Maledita, com os seus respectivos DJs residentes. Quem tiver comprado ingresso para o No Ar entra de graça. Quem estiver zanzando, paga R$ 10 na hora.

08
COPACABANA CLUB (PR)

Formado em 2007, o Copacabana Club foi acumulando um hype entre a imprensa especializada com seu som que mistura rock, música eletrônica e punk. É muito interessante quando algum grupo tão comentado vem por aqui. Ainda que seu som não seja unânime entre fãs da cena indie. Perdemos esse feeling com o CSS, em 2007. O melhor é que o Copacabana acaba de lançar seu disco, o que torna sua vinda para cá ainda mais relevante.

07
HINDI ZAHRA (FRA)

Não conhece Hindi Zahra? Sem problemas. A maioria do mundo também não sabe quem ela é. Ainda. Nascida no Marrocos e radicada na França, a moça tem conseguindo encantar plateias na Europa com sua música muito delicada que mistura jazz, ritmos africanos, reggae em diversos idiomas. Ela toca na Sala Cine, ou seja, de graça. É um dos nomes femininos mais interessantes do pop e lançou um novo EP, Until My Next Journey este ano.

06
GUILLEMOTS (ING)

Conhecemos o Guillemots sobretudo por causa de seu integrante brasileiro, o guitarrista MC Lorde Magrão (que nome!). A banda inglesa conseguiu repercussão mundial quando lançaram Through the Windowpane (2006) e passaram a fazer parte do circuito alternativo europeu, tocando em festivais e fazendo turnês. Eles chegam por aqui com um novo disco em que experimentam novas diretrizes na sonoridade, o Walk The River.

05
BEANS (EUA)

O Coquetel Molotov já namora a banda há alguns anos. Inclusive, a hora é propícia para relembrar essa entrevista genial feita com a banda, em 2005. O rapper também está com álbum novo, End It All, lançado este ano. No som, uma variedade de referências, entre elas psicodelia e electro pop. Beans, que fez parte do Anti-pop Consortium, já colaborou com diversos artistas, seja produzindo ou simplesmente dividindo o palco, entre eles Prefuse 73, Missy Elliott, Rapture, entre outros. Promete ser um dos shows mais vigorosos da Sala Cine.

04
CHINA (PE)

O pernambucano China vive um dos melhores momentos da carreira. Depois de despontar com um álbum solo cheio de malemolência como foi Simulacro, ele agora chega mais pesado e com mais guitarras em Moto Contínuo, o novo trabalho. O lançamento oficial do disco acontece no festival. O músico ainda apresenta um programa na MTV onde traz novos nomes (como ele) da cena pop nacional. Cheio de carisma, o show dele promete surpresas, inclusive alguns convidados.

03
HEALTH (EUA)

O noise-rock do HEALTH pegou todo mundo de jeito quando lançaram seus dois discos, o homônimo, de 2007 e Health / Disco, de remixes, mas tão diferente e interessante que mais parecia outro. Conhecidos pelo som pesado, com música eletrônica e guitarras pesadas, será um show não recomendado para corações fracos. E eles já tocaram em Salvador, onde fizeram uma das melhores apresentações da noite. E já sabemos que shows com muito peso funcionam particularmente bem no Teatro da UFPE, como vimos em outras edições do festival.

02
RACIONAIS MCs (SP)

Um show do Racionais MCs é sempre um grande evento pop, ainda que eles se orgulhem de viverem à margem (supostamente) de um circuito da indústria cultural. Com a imagem cuidadosamente cuidada através dos anos, esses rappers tornaram-se relevantes em um gênero qu sempre foi subestimado no Brasil. Com um discurso político consistente, eles conseguiram passar a mensagem que queriam e também fazer sucesso com seus discos. Até hoje Sobrevivendo no Inferno (1997) é um dos maiores sucessos no rap nacional até hoje. O show do No Ar é, com certeza, um dos mais aguardados e encerra o festival, no sábado. Imperdível.

01
RÔMULO FRÓES (SP)

O cantor paulista Rômulo Fróes conseguiu renovar um dos gêneros mais tradicionais no Brasil, o samba. Mas é complicado dizer que Fróes toca samba. Talvez o mais próximo que podemos dizer que ele traz certo experimentalismo para os gêneros que toca. Ok, também não foi muito bom. O que interessa é que ele vem fazendo um dos sons mais relevantes na cena pop atual, com uma sonoridade que cria uma familiaridade, mas ao mesmo tempo nos leva a um novo ambiente, uma nova concepção, algo de fato novo. Com dois discos recentes bastante elogiados, Fróes chega no palco do No Ar Coquetel Molotov para apresentar suas letras nonsense e seu samba torto do mais recente Um Labirinto Em Cada Pé. O melhor da programação deste ano, na nossa opinião.

Veja a programação completa. Mais informações no site do Coquetel.

14/10 – 17h — Sala Cine UFPE
Nuda (PE)
King Size (PE)
Rodrigo Brandão e M.Takara (SP)
Beans (EUA)

14/10 – 21h — Teatro da UFPE
Maquinado (PE)
HEALTH (EUA)
Guillemots (UK)
Lobão (RJ)

15/10 – 17h — Sala Cine UFPE
Rua (PE)
Trio Eterno (PE)
Copacabana Club (PR)
Hindi Zahra (França)

15/10 – 21h — Teatro da UFPE
Romulo Fróes (SP)
The Sea and Cake (EUA)
China (PE)
Racionais MCs (SP)

Sem mais artigos