The Raveonettes | Pretty In Black
NOTA8

The Raveonettes - Pretty In BlackÉ estranho falar de Pretty in Black, novo disco do Raveonettes. Numa primeira audição, dá vontade de dizer logo que o álbum é um Velvet Underground muito, muito classudo, puro revisionsimo. Na verdade é, mas fica algo pela metade entre o que é a banda idealizou ao gravar e a sensação que o ouvinte tem ao escutar o disco. Raveonettes é uma das melhores bandas de rock da Suécia hoje e seu sucesso se dá por dois motivos. Primeiro porque Sharin Foo e principalmente Sune Rose Wagner, também produtor da banda, sabem produzir o disco se utilizando de inúmeras referências que vão do já acima citado Velvet Underground, Jesus & Mary Chain, Surf Music, My Blood Valantine, de uma maneira fluída, livre e, segundo, o Raveonettes sempre criou seu som livre de pressões de ser expoente de tal cena, de tal movimento, de tal cidade. Mesmo com todo o hype de 2003 com o disco Chain Gang Of Love. Basicamente é isso.

Pretty In Black traz de volta todas as referências que tornam a banda conhecida. Filmes noir, visual anos 60, muito glamour… Isto tudo traz uma identidade muito marcante para a banda. O disco começa com guitarras oníricas com “The Heavens” até chegar no single “Love In A Trash Can”, um hit psicodélico falando de vampiras em busca de sexo fácil. Quase todas as faixas são cantadas por Sune e Sharin ao mesmo tempo, originando uma terceira voz incrivelmente sensual, até mesmo na soturna e densa “Red Tan”.

A exceção é “My Boyfriend´s Back” uma incursão no pop oitentista com Sharin num vocal dançante quase satírico. A dupla de tão fina, ainda convidou Maureen Tucker, a lendária bateria do Velvet Underground pra tocar em 4 faixas, fundamentando uma das principais referências da banda. Se você perdeu os outros lançamentos do Raveonettes no fuzuê das new-bands nos últimos anos, não perca este novo “filme” estrelado por Sune Rose Wagner & Sharin Foo. Guitarras, luxo, glamour, riqueza… cor-de-rosa. [Paulo Floro]

THE RAVEONETTES
Pretty In Black
[Columbia, 2005]

Sem mais artigos