Bubble, O Filme

DOIS MUNDOS, UM CORAÇÃO
Diretor de Delicada Relação cutuca temas incômodos – homossexualidade e conflitos no oriente médio – e mostra coragem no cinema feito em Israel
Por Cláudia Vital

No mais novo filme do diretor Eytan Fox, americano radicado em Israel, os conflitos entre árabes e judeus ganham um olhar diferente daquele mostrado nos noticiários. The Bubble não tem intenção de explorar a questão política e sim a rotina e o ponto de vista de quatro jovens, que apesar de viverem entre a guerra, buscam o amor. Amor composto de particularidades. Trata-se de um romance homossexual entre um israelense e um palestino.

Noam, israelense, vendedor de discos e que mora em Tel Aviv, capital de Israel, estava prestando serviço militar obrigatório em um dos postos de controle que cercam a fronteira da cidade quando o palestino Ashraf, um dos revistados, chamou-lhe atenção. De volta para casa Noam é surpreendido pela visita de Ashraf, que foi lhe devolver a carteira de identidade. Instantaneamente a atração consolidou-se, dando início ao romance.

Voluntariamente preso pelas hastes do amor, Ashraf nem voltou para casa. Passou a conviver com Noam e seus dois colegas de apartamento, Yelli, também homossexual, gerente de um café e a hétero Lulu, vendedora em uma loja de sabonetes. Yali e Lulu exercem papel importante no filme, pois além de dar tempero à história, revelam por meio de experiências próprias os anseios e angústias dos relacionamentos amorosos em Tel Aviv.

Yelli consegue empregar Ashraf no café em que trabalha, e se passando por um israelense, o palestino tem acesso a um ambiente social e cultural que nunca conheceu vivendo do outro lado da fronteira: roupas descoladas, universo boêmio de Tel Aviv. Assim, passa a sentir também as vantagens de viver protegido da realidade. Mas, a verdade não tardou em aparecer. Ashraf tem a identidade descoberta e ao retornar ao lar se depara com a homofobia e as diferenças culturais de seus parentes. Enquanto Ashraf tenta escapar de um casamento arranjado, Noam amarga a dor da saudade.

O filme apresenta momentos de tensão, como a rotineira humilhação pela qual os palestinos passam ao atravessar a fronteira, a difícil e pobre vida que eles levam e os ataques à bomba. Mesmo assim, o clima que predomina é o da descontração ao mostrar o cotidiano dos personagens que vivem dentro da “bolha”, palavra que dá nome ao filme e faz referência às pessoas de Tel Aviv que tentam levar uma vida normal diante da guerra, não se envolvendo em causas políticas e ignorando a realidade como mecanismo de sobrevivência.

A trilha sonora também contribui bastante para tirar a tensão da história. Algumas das músicas tocadas são de Ivri Lider, um grande roqueiro de Israel e homossexual assumido. A brasileiríssima Bebel Gilberto também dá o ar da graça com suas canções. Uma rave contra a ocupação organizada pelos personagens acaba por aflorar os ânimos. A homossexualidade, o uso de drogas e a música eletrônica são mostrados com naturalidade, revelando o outro lado da realidade local.

Roteirizado por Gal Uchovsky, The Bubble participou das seleções oficiais do Festival de Toronto de 2006 e do Festival de Tribeca, em 2007. Em Berlim, na mostra Panorama do Festival, venceu como melhor filme na opinião do público. O diretor, Eytan Fox esteve recentemente no Brasil, para participar da Mostra de Cinema Judaico onde exibiu o filme em primeira mão. Ao falar sobre a situação dos homossexuais em Israel, o cineasta revelou uma mudança cultural. “Surpreendentemente, Tel Aviv se tornou uma terra que acolhe homossexuais do mundo inteiro. Mas não foi sempre assim. Pensamos que isso aconteceu em reação aos anos de opressão que atingiram essa minoria”, afirmou.

Bubble - Cartaz Fox dirigiu também os polêmicos Delicada Relação (Yossi & Jagger) e Caminhando Sobre a Água (Wal On Water). A estréia de The Bubble aconteceu no dia 17 de agosto apenas no Rio de Janeiro e São Paulo. Espera-se que o filme chegue em breve aos demais estados, fiquem atentos.

THE BUBBLE
Eytan Fox
[The Bubble/Buah-Ha, Israel, 2006]

Sem mais artigos