Spoon

SPOON
Ga Ga Ga Ga Ga
[Merge, 2007]

Spoon - Ga Ga Ga Ga GaA capacidade que o Spoon tem para criar melodias marcantes e criativas é intrigante. Não há uma faixa do disco que não tenha o cuidado de soar simples, sem pretensões experimentais que acomete o indie-rock ultimamente. Formada em Austin, o grupo é Britt Daniel (vocal e guitarras), Jim Eno (bateria), Rob Pope (baixo) e Eric Harvey (teclado, guitarra e percussão). Lançado oficialmente dia 10 de julho, Ga Ga Ga Ga Ga é um refresh no rock mais básico e puro.

Mas este discurso “bom e velho rock’n’roll” nos faz fugir da questão que este último disco dos texanos é muito bem produzido e aprimora o que o grupo vinha fazendo desde Girls Can Tell (2001), com influência explícita de Elvis Costello. A música de abertura “Don’t Make Me A Target” é baseada toda na guitarra de Daniel, e cala a boca dos que dizem que o rock, em suas idéias básicas já morreu.

Parabéns a todos que buscam inovar, desconstruir e levar o gênero a outras paragens. O Spoon não está interessado nisso. No disco há uma notório cuidado na construção de melodias e no repertório eclético, como “You Got Yr. Cherry Bomb”, triste, um tanto melancólica e “My Little Japanese Cigarette Case”, sexy e dançante. Com uma seqüência de faixas que quase alcançam o pop perfeito, a banda prova que fizeram o trabalho direito. [Paulo Floro]

Nota: 9,0

Sem mais artigos