Shiko é hoje um dos maiores destaques das HQs BRs (Foto: Rafael Roncato/Divulgação)

é hoje um dos maiores destaques das HQs BRs (Foto: Rafael Roncato/Divulgação)

A VI Mostra Sesc de Literatura Contemporânea traz esse ano o destaque para os quadrinhos com a presença de nomes importantes da área, como , Shiko, e .

Como convidados, a Mostra traz ainda o gaúcho Rodrigo Rosas, adaptador da obra Grandes Sertões Veredas, de Guimarães Rosa. Também se destaca Lailson de Holanda, que transformou para os quadros o poema Os Lusíadas, de Camões.

As quadrinistas Adriana Melo e Ana Recalde, ambas reconhecidas como grandes artistas contemporâneas, debatem a produção feminina na área. As provocações ficam sob o intermédio dos escritores Marcelino Freire, Thiago Corrêa, Valdir Oliveira e Xico Sá. Os jornalistas e críticos de quadrinhos André Dib, Danielle Romani e Sidney Gusman também participam.

Encerrando o projeto será lançada uma HQ com a adaptação de dez poemas de Ascenso Ferreira, elaborados por quadrinistas pernambucanos que participaram da residência de estudos da obra do poeta, com coordenação do artista gráfico João Lin e do curador Sennor Ramos.

O livro Grande Sertão Veredas em HQ. (Divulgação)

O livro Grande Sertão Veredas em HQ. (Divulgação)

Para maiores esclarecimentos ao público contactar o Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira através do e-mail “literaturasescpe@gmail.com” e telefones (81) 3224.7577 ou (81) 3224.7986. A seguir a programação detalhada:

14/08 (sexta-feira)
Local: Sesc Santa Rita
19h – Literatura e Quadrinhos – André Dib conversa com Sidney Gusman
20h – Adaptações de obras literárias para HQs: Uma conversa com Lailson de Holanda e Rodrigo Rosa. Escritor Provocador: Thiago Corrêa

15/08 (sábado)
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
17h – Mulheres nos quadrinhos – Uma conversa com Adriana Melo e Ana Recalde. Escritora Provocadora: Danielle Romani
18h30 – As histórias em quadrinhos na formação dos leitores – o olhar do escritor, do quadrinista e do leitor – Uma conversa com Cida Pedrosa, Gustavo Duarte e Cidclay Laurentino. Escritor Provocador: Valdir Oliveira.

16/08 (domingo)
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
17h – O romance gráfico contemporâneo – Uma conversa com Christiano Mascaro, Rafael Coutinho e Shiko. Escritor Provocador: Inácio França
18h30 – Apresentação e lançamento da residência Quadrinhos para Ascenso – Coordenação de João Lin

Sem mais artigos