She & Him (Foto: Divulgação)

Improvável dupla lança a surpresa indie do ano
Por Mariana Mandelli

SHE & HIM
Volume One
[Merge, 2008]

A dupla norte-americana que é uma das novas apostas do folk-pop lança seu primeiro álbum, Volume One. O duo é formado pelo músico de country-folk M. Ward e a atriz Zooey Deschanel – para quem não se lembra dela, seus papéis mais marcantes no cinema foram Anita Miller, a irmã do protagonista de Quase Famosos (2000), e Trillian, de O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005). Já Ward, além de ter uma elogiada carreira solo faz parte do coletivo canadense Broken Social Scene.

Durante as filmagens de The Go-Getter (2007, ainda não lançado no Brasil), Ward e Deschanel tiveram de gravar, por pedido do diretor Martin Hynes, um cover de “When I Get to the Border” (que não está no álbum), de Richard & Linda Thompson. Resolveram formar a dupla e gravaram em Portland o material que Zooey já tinha pronto. As sessões deram origem a Volume One.

A maioria das canções do álbum são de autoria de Zooey, que canta e toca piano e banjo. Já Ward toca guitarra e é responsável pela produção do disco. O som tem bases de folk, soft rock e pop dos anos 60, com letras românticas e texturas delicadas. “Sweet Darlin'” é tão inocente que chega a ser luminosa – lembra Belle & Sebastian, assim como “This Is Not a Test”. “Sentimental Heart”, “Why Do You Let Me Stay Here?” e “I Thought I Saw Your Face Today” são outros exemplos da doçura e do charme do álbum.

Destaque também para os covers de “I Should Have Known Better”, que abre o álbum, e “You Really Got a Hold On Me”. A primeira ficou famosa nas vozes dos Beatles e agora ganha uma roupagem havaiana e sedutora. Já a segunda, também gravada por John Lennon e cia., na verdade é dos The Miracles e ficou ainda mais encantadoramente triste na voz de Zooey.

NOTA: 8,0

She & Him – “I Thought I Saw Your Face Today”
[audio:005-she_and_him-i_thought_i_saw_your_face_today.mp3]

Sem mais artigos