Uma nova série documental de TV vai contar a trajetória da , uma das mais importantes editoras de quadrinhos do Brasil, responsável por títulos como Chiclete com Banana e Piratas do Tietê. São Paulo Meu Humor estreia no canal pago Arte 1 nesta quinta (20), às 20h.

Capitaneada por Laerte, e , a Circo foi fundada por (1954 – 2017) no começo da década de 1980 e publicava revistas como Chiclete com Banana e Piratas do Tietê. Mendes tornou-se uma das figuras mais importantes na consolidação dos quadrinhos paulistanos, mesmo sem nunca ter desenhado.

São Paulo Meu Humor reúne em seis episódios toda a história da Circo tendo Toninho Mendes como personagem principal. Depoimentos, imagens e muito material de arquivo ajudam a formar um painel abrangente que se relaciona com o momento político e cultural pelo qual passava o Brasil nos anos 1980.

Com o movimento Diretas Já ganhando força, o país vivia um momento de ebulição cultural, sobretudo com o arrefecimento da censura. A Circo fez parte desse contexto e traziam em suas páginas muito de uma cultura de liberdade de expressão que desafiava os padrões da época. Drogas, sexo e críticas ácidas davam o tom em séries como Bob Cuspe, Rê Bordosa (Angeli) e Fradim, de Henfil.

O programa foi concebido pelo próprio Toninho Mendes em parceria com Maria Clara Fernandez baseado em seu livro Humor Paulistano (SESI-SP Editora). Com sua morte en 2017, aos 62 anos, o projeto foi continuado pelo diretor Pedro Urizzi.

Sem mais artigos