Guia GLS Sergio RipardoChegou esta terça, 12, às livrarias, o Guia GLS São Paulo (136 páginas, R$ 34,90, Publifolha), do jornalista Sérgio Ripardo.

Sérgio é editor de Ilustrada da Folha Online e responsável pela coluna Destaques GLS, publicada às quartas-feiras no site do jornal e que completou um ano em outubro passado.
O livro é roteiro de lazer e turismo para gays, lésbicas e simpatizantes. Há capítulos como “passeios”, “atrações culturais”, “noite”, “sexo”, “compras”, “gastronomia”, “hotéis”, “transporte” e “segurança”. O guia também traz um calendário, de janeiro a dezembro, de atrações da capital paulista de interesse do público GLS, além de um minidicionário de gírias da comunidade gay. Os verbetes são ilustrados por fotografias feitas por Daia Oliver e por mapas das principais regiões freqüentadas pelo público GLS na cidade.

“O respeito à diversidade sexual deixou de ser apenas uma peça do discurso politicamente correto de ambientes descolados. O que era uma tendência de comportamento e cidadania ditada por nações mais liberais, como França, Holanda e Canadá, virou realidade na maior metrópole brasileira”, escreve Ripardo na introdução do seu guia.

Para elaborar os verbetes, o autor fez pesquisa de campo e visitou cada local, coletou opiniões sobre estabelecimentos por meio de entrevistas de freqüentadores, leitura de blogs, comunidades virtuais voltados para o público gay.

A obra também analisa os avanços do mercado GLS na última década. “Vistos no passado como chefes de um negócio marginal, os empresários bem-sucedidos da noite profissionalizaram sua gestão. Hoje comandar um clube noturno virou um caminho para se obter fama, status e até influência política e econômica na região”, escreve Ripardo ao relacionar os principais clubes da cidade. No entanto, como Ripardo reportou em seu blog, alguns empresários não quiseram ter seus negócios citados no Guia. Falando nisso, no mesmo blog, Sérgio disponibilizou o endereço dos 20 blogs que cobrem assuntos gays que ele mais acessa e que foram citados no Guia.

Sem mais artigos