Samuca (Foto: Divulgação)

IMAGENS FALAM SOZINHAS
Com carreira consolidada no nicho pernambucano de cartunistas, Samuca reúne os melhores cartuns de sua carreira em “Sem Palavras”
Por Lidianne Andrade

SEM PALAVRAS
Samuca
[Produção independente, 120 págs., R$ 20]

Dizem as más línguas que o brasileiro sabe como nenhum outro povo rir das próprias mazelas. Bom é abrir o jornal e após um caderno de temas pesados, como o de política, encontrar uma piada inteligente e sarcástica que arranca boas risadas. É tirando as melhores piadas do cotidiano que o chargista Samuca lança Sem Palavras, coletânea dos seus melhores trabalhos, no próximo dia 25 de abril, na seção pernambucana da Livraria Cultura, às 18h.

Fazendo jus ao jargão “uma imagem vale mais que mil palavras”, Samuca apresenta um livro sem texto, de cartuns, publicados no caderno Viver e alguns inéditos, com apoio do Funcultura. “O livro está dividido em nove temas. Tenho várias preferidas, incluindo a da capa e o da criança jogando vídeo game na TV, empinando uma pipa, premiado em Caratinga-MG”, comenta o cartunista em bate papo para a Revista O Grito!.No prefácio, um dos seus artistas preferidos e conhecidos dos cartunistas, o mineiro radicado no Rio, Nani.

Atualmente, Samuca desenha para o caderno Viver do jornal Diario de Pernambuco, revezando as artes com Mascaro, Jarbas e Greg. Produz também uma charge por dia, sua impressão artística sobre um tema do momento, no caderno de Opinião do mesmo jornal desde 2005. Mesmo envolvido com o contexto jornalístico de sua produção, não larga o prazer de trabalhar em casa. ““No jornal é melhor para trocar ideias com os companheiros de trabalho ao ritmo do ‘pescoção’ da sexta-feira”, brinca.

Esta não será a primeira aparição de Samuca em livros. Em 1999 publicou A Vida Por Uma Linha, premiado como melhor livro de Cartum no HQ Mix. Ainda tem humor do fim do século no currículo, além de colaborações para o jornal O Papa Figo e a Revista Ragu. Também ilustrou os livros Hai-kados e Poeminhas, do jornalista pernambucano Ricardo Mello. “Assim que chegar os poemas, tem mais”, brinca.

Carreira
Samuca descobriu a paixão pelos quadrinhos ainda pequeno, lendo os gibis do irmão, o chargista Clériston. Com 12 anos de diferença, o brother já lia os clássicos quando Samuca ainda engatinhava. Um bom incentivo foi a família, que tinha como cultura ler quadrinhos, proporcionando leituras dos clássicos Fantasma, Batman, Homem-Aranha e muito, mas muito Tio Patinhas. Tentava copiar os quadrinhos, até descobrir seu dom de criar. Como um artista versátil, faz de tudo: ilustra livros, jornal, revista, cartilhas, e tudo mais que a encomenda pedir e a imaginação deixar.

Mesmo sendo Recife um berço para a cultura dos desenhos e lançando grandes nomes nos quadrinhos como Carlos Braga, Assis Leite, Otávio Cariello, Leonardo Santana, entre outros, desenhar não foi a primeira opção de Samuca. Queria cursar jornalismo, e até começou na Universidade Católica de Pernambuco, mas achou a sua verdadeira praia antes e acabou deixando o curso.

E se o nome “Samuca” não é popular entre a maioria das ruas, entre seu meio de profissional muitos o devem a tranqüilidade trabalhista atual. O artista foi um dos fundadores da Acape – Associação dos Cartunistas de Pernambuco, uma organização não-governamental que reúne cartunistas profissionais e amadores de Pernambuco. Ao lado dos ilustradores Lailson de Holanda Cavalcanti, Miguel, Ronaldo e Clériston, sentiu a necessidade de regularizar uma profissão que não sabia quantos profissionais existiam, qual o preço mínimo para um free lancer ou ao menos ter ideia do valor no mercado nacional de mídia.

A Acape é uma entidade atuante no cenário artístico local, promovendo palestras, oficinas e produção gratuita de desenhos para o público. Também realiza exposições e produção de caricaturas na Rua do Bom Jesus, desde o Carnaval de 2002 a 2009, o Projeto Caras do Recife, cobrando R$ 5 por caricatura, verba destinada para o IASC. Ministrou oficinas no Acorda Povo, projeto itinerante do Governo do Estado, entre outros. A entidade já conta com mais de 50 membros, entre profissionais e contribuintes.

SAIBA MAIS
Charge Online: www.chargeonline.com.br
samuCartum: samucartum.blogspot.com
samuCaricaturas: samucaricaturas.blogspot.com

Lançamento do livro Sem Palavras, do cartunista Samuca
Onde: Livraria Cultura
Quando: 25 de abril, a partir das 18h
Quanto: Entrada franca

CONFIRA ABAIXO ALGUNS DESENHOS

Sem mais artigos