Um dos cartuns de destaque da edição anterior. (Foto: Divulgação).

Um dos cartuns de destaque da edição anterior. (Foto: Divulgação).

O Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco lançou a segunda edição. O evento vai premiar profissionais da área e estudantes, além de contar com exposição e catálogo para trabalhos classificados.

Desta vez, a temática é voltada para os Direitos Humanos (Cartuns) e Os Pensadores (caricaturas). Poderão concorrer artistas gráficos em geral, amadores ou profissionais, em três categorias: Cartum, Caricatura e Estudante. As inscrições para as duas primeiras podem ser feitas de 1º de outubro a 31 de janeiro no site do SIHG (www.sighpe.com). Já os trabalhos dos estudantes devem ser enviados pelo mesmo endereço até o dia 20 de dezembro de 2015.

Para julgar os trabalhos participantes, foram convidados seis renomados cartunistas nacionais e internacionais: Angel Boligán Corbo (México), Marilena Nardi (Itália), Cau Gomez (Brasil), Carlos Amorim (Brasil), DUKE – Eduardo Evangelista (Brasil) e Flávia Bomfim (Brasil).

A premiação desta edição para as três categorias somará um total de R$ 18 mil. Na primeira edição do SIGH, que ocorreu em 2012, houve mais de 800 trabalhos inscritos e 502 cartunistas participantes de 63 países.

Para o idealizador e organizador do evento, Samuca Andrade, o salão é uma oportunidade de discutir temas relevantes para a sociedade e despertar o interesse das pessoas pelo humor gráfico. “No primeiro Salão, abordamos as questões de gênero com o tema Mulher. Neste vamos discutir os Direitos Humanos. Temas como violência, discriminação, homofobia, intolerância religiosa, exploração infantil, perseguição política e o tratamento dado aos refugiados, entre outros”.

A abertura do SIHG acontecerá no dia 3 de abril, na Torre Malakoff, no Bairro do Recife, e será composta por exposição dos trabalhos profissionais selecionados, além de painel com os melhores trabalhos de estudantes, publicação de catálogo e mostra dos jurados convidados.

Sem mais artigos