Fernando Burjato (Foto: Divulgação)O artista paranaense Fernando Burjato traz para a Sala Recife “Guaches e Óleos” sua primeira exposição focada em trabalhos com guaches sobre papel. De tamanhos reduzidos e mais calcados no desenho, exploram uma vertente mais intimista de sua obra. A mostra que começa no próximo dia 10 de março também contará com alguns óleos sobre diferentes superfícies, marcados pelo uso intenso de cores.

É a segunda vez que Burjato expõe na capital pernambucana, no entanto, será sua estreia em uma exposição individual no Recife. Em 2007, dividiu espaço com outros artistas do Paraná em uma mostra intitulada “Matéria Opaca”, no museu Murilo La Greca. Os guaches, já em suas origens, são pinturas que prezam por uma subjetividade maior, explica Burjato. São trabalhos feitos longe de seu ateliê, mas dentro de sua residência, conferindo-lhes ainda mais proximidade.

Seus tamanhos reduzidos, acrescenta o artista, também caminham nessa vertente particular. “Eles exigem que o público se aproxime mais para olhar. Os guaches são mais impulsivos, mais improvisados, mais soltos. Desenho eles nesse sentido”, comenta. O curioso é que até certo tempo, Burjato considerava esse tipo de trabalho um desafio e terminava relegando-o a níveis secundários em sua produção. As pinturas que trará para o Recife são inéditas no País. A exposição conta ainda com texto crítico do artista plástico Itamar Morgado.

Sala Recife – O lugar, de iniciativa privada, não comercial e sem fins lucrativos, foi idealizado com o intuito de afirmar, resgatar e revelar artistas, promovendo a produção artística e a formação do olhar crítico.

Sem editais, inscrições ou processos seletivos, os artistas que participam do espaço são convidados através do conselho da Sala Recife, formado pelos artistas plásticos Eduardo Frota, Gil Vicente, Manoel Veiga, Marcelo Silveira e Renato Valle. A partir daí, são elaboradas as programações para cada exposição.

A sala funciona em Boa Viagem, próximo ao Shopping Center Recife. Interessados em ver as exposições passadas podem conferir através do site www.salarecife.com.br
Exposição

FERNANDO BURJATO
GUACHES E ÓLEOS

Montagem: 08 e 09 de março
Abertura: 10 de março, 19h
Visitação: até 09 de abril
Rua Agenor Lopes, 100, Boa Viagem, Recife-PE, 51021-110
Fone: (81) 3465.8165
Visitação: quartas-feiras, de 14 às 18h, até 09 de abril. Agendamento de outros horários e grupos: (81) 8836.4522 (Juliana Barretto).
www.salarecife.com.br

Sem mais artigos