Da Agência Brasil

A Riotur apresentará uma novidade este ano para quem comparecer ao Sambódromo, na Marquês de Sapucaí, para assistir aos desfiles dos grupos de Acesso A e Especial das escolas de samba nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro. Com o lançamento do roteiro especial, cariocas e turistas terão mais facilidade de compreender o que for apresentado na avenida, pois o guia explicará o significado do enredo, da fantasia e demais alegorias apresentadas pelas escolas. O roteiro leva a assinatura do historiador Marcos Roza.

O Guia do Carnaval, de 72 páginas, será bilíngüe e terá tiragem de 200 mil exemplares. Além da ficha técnica de cada escola, conterá ainda a letra de todos os sambas-enredo, informações sobre as agremiações e curiosidades das escolas de samba.

Na opinião do secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, essa iniciativa vai aproximar ainda mais o público das escolas durante os desfiles.Ele destacou que o roteiro dos desfiles é um ótimo instrumento para que o público admire ainda mais o espetáculo.

O historiador Marcos Roza, idealizador do projeto e coordenador ao lado da equipe de Comunicação Social da Riotur, garante que o roteiro das escolas só será distribuído no dia dos desfiles, nas arquibancadas e camarotes. Isso vai garantir que possíveis surpresas preparadas pelas agremiações não sejam divulgadas antes dos desfiles. Os guias também estarão disponíveis nos postos de informações turísticas da Riotur e no site www.rioguiaoficial.com.br.

O levantamento das escolas do Grupo de Acesso A já está pronto e sendo adaptado para facilitar o entendimento do público. Das 12 agremiações do Grupo Especial, os pesquisadores já visitaram quatro para preparar o roteiro.

Além do patrocínio da Riotur, o guia conta com patrocinadores da iniciativa privada e ainda com apoio da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga) e da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesa).

Sem mais artigos