A cartunista Chiquinha (Divulgação)

Recife voltar a ter um salão internacional de humor gráfico a partir do domingo (21). A Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, recebe 1º Salão Internacional de Humor Gráfico. A exposição traz 120 trabalhos de diversos países, como Alemanha, Bélgica, Cuba, Espanha e Irã, com destaque para as mulheres. A entrada é gratuita.

Desde 2007, com o fim do saudoso Festival Internacional de Humor e Quadrinhos, que a cidade não recebe um evento parecido. Desta vez, não teremos mais quadrinhos, mas a competição permanece a mesma.

Para a primeira edição, o tema escolhido é “a mulher” com o objetivo de promover a discussão de gênero dentro do universo das artes gráficas, ainda predominantemente formado por homens. O corpo de jurados é formado exclusivamente por cartunistas, ilustradoras e pesquisadoras do sexo feminino. São elas: a portuguesa Cristina Sampaio; a paranaense Pryscila Vieira; a colombiana radicada na Espanha Nani Mosquera; a gaúcha Chiquinha (Fabiane Bento Alves Langona); a carioca Clara Gomes e a paulista Sonia Luyten, presidente da Federation of Cartoonists Organisations (FECO-BRASIL).

Os três primeiros colocados nas categorias Cartum e Cartunistas receberão prêmios em dinheiro. Na categoria Estudante, o vencedor leva R$ 1.000 em bônus para compra de material educacional e certificado. Os vencedores já saem esta sexta.

No sábado (20), na Livraria Cultura, às 19h, será realizado um bate-papo mediado pela jornalista Mona Lisa Dourado sobre a atuação das mulheres no humor gráfico.

O trabalho da colombiana Nani Mosquera (Divulgação)

Serviço
1º Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco
Abertura: Domingo (21), às 16h
Visitação até 18 de novembro
Horário de visitação: de quarta a sexta, das 12h às 20h, e sábados e domingos, das 10h
às 20h (aberto ao público em geral). De quarta a sexta, das 10h às 12h (exclusivo para escolas agendadas)
Galeria Janete Costa: Parque Dona Lindu – Av. Boa Viagem, s/ nº – Boa Viagem.
Entrada gratuita
Informações: 81 3355.9832

Sem mais artigos