O DJ alemão Justus Köhncke, que se apresenta no Recife no festival Kulturfest

De 16 a 24 de agosto, o Recife recebe o projeto Kulturfest Itinerante, festival que traz a quinze cidades brasileiras uma semana de atrações culturais da Alemanha. Música eletrônica, teatro, performances, arte digital e cinema estão na lista de eventos que o Kulturefest apresenta na cidade.

O Kulturfest Itinerante tem início no sábado, 16 de agosto, com apresentação musical ao vivo do DJ de música eletrônica Justus Köhncke, intregrante do coletivo Whrilpool Production e atualmente em trabalho solo com faixas lançadas pelo selo Kompakt, um dos mais importantes do gênero na Europa. Justus já trabalhou ao lado de artistas como Hot Chip, Erasure, Ladytron, Human League e Stereo Total, inclusive fazendo remixes. No show, que acontece a partir das 21h, na Torre Malakoff (Recife Antigo), o músico alemão se apresenta ao lado de DJ Dolores, cantando e tocando teclado e guitarra.

Cena de Hotel Very Welcome

Cinema – Dez curtas e longas metragens em 35mm estão na programação de filmes do Kulturfest. Entre os filmes selecionados está o aclamado Hotel Very Welcome (2007), de Sonja Heiss, premiado no Festival de Cinema de Berlin, que retrata com humor e ironia o mundo dos viajantes “Lonely-Planet“ pela Ásia. Também na programação de cinema está o filme Yella (2007), ganhador de vários prêmios no Festival de Cinema de Berlim, incluindo o Urso de Prata de melhor atriz para Nina Hoss, que interpreta o papel de uma jovem em meio ao fascinante mundo dos negócios em meio a estranhas verdades de seu passado. As exibições acontecem de 18 a 22 de agosto no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco com cópias legendadas em português.

Teatro – Nos dias 21 e 22 de agosto, a partir das 20h, o Armazém 14, no Recife Antigo, se torna palco para o espetáculo Super Night Shot, da trupe Recrutas do Gob Squad. A apresentação, que faz parte do Kulturfest Itinerante, transforma o local em um set de filmagem para uma série de missões fantásticas com objetos do próprio lugar sendo utilizados para a filmagem, incluindo até mesmo a participação de figurantes do bairro, em uma espécie de “filme interativo em tempo real”. Através de quatro tomadas únicas com quatro câmeras, o grupo busca viver os sonhos de pessoas anônimas que povoam a cidade, transportando-as para o mundo do cinema em cenas de mistério e ação.

Completando a programação do festival, o grupo multimídia alemão Slope apresenta a performance Voidensities. Trabalhando com som e imagens, o grupo estabelece um diálogo com a realidade local através de instalações multimídia e apropriações de espaços urbanos e transforma suas experiências em registros artísticos. O resultado é uma performance-instalação que mescla intervenções arquitetônicas, apropriações de espaço e instalações multimídia num único trabalho. As performances acontecerão no dia 17 de agosto (domingo), na Fundação Joaquim Nabuco e no dia 23 (sábado) na Torre Malakoff e na Praça do Arsenal (Recife Antigo).

Mais informações: www.kulturfest.com.br / www.kulturfest-itinerante.org

Sem mais artigos